1º grupamento de busca e salvamento (1ºGBS)

Histórico da unidade

O 1º Grupamento de Busca e Salvamento é uma unidade especializada do Corpo de Bombeiros Militar do Pará que atua em diversas áreas tais como: Busca e Resgate em Área de Selva, Busca e Resgate em Estrutura Colapsada, Salvamento em altura, Salvamento Terrestre, Salvamento veicular, Produtos perigosos, dentre outras.

Foi criado em 24 de novembro de 1999, através de convênio com a Companhia Docas do Pará (CDP), através do decreto estadual nº 3.763 de 24 de novembro de 1999, surgindo da necessidade de estabelecer a descentralização e especialização dos órgãos de execução do CBMPA, dando suporte as unidades operacionais hora existentes, diminuindo assim o tempo resposta nas ocorrências de grande complexidade.

O 1º Grupamento de Busca e Salvamento atualmente está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, Miramar, no local onde antes funcionava a Escola Abigail de Oliveira, cedida para o CBMPA em regime de comodato, tendo como o primeiro Comandante do Grupamento, na época, o CAP MARIO DA CONCEIÇÃO MORAES FILHO.

Hoje o 1º Grupamento de Busca e Salvamento possui quarenta e oito militares sendo Três Oficiais e Quarenta e cinco praças, especializados em diversas áreas, que estão aptos a atender os diversos tipos de ocorrências minimizando o tempo resposta e atendendo de forma satisfatória a sociedade paraense.

Há de se ressaltar que o 1º Grupamento de Busca e Salvamento promove ainda diversos cursos operacionais qualificando tanto seus militares quanto outros militares das outras unidades da Corporação.

Comandante: TEN CEL QOBM Luiz Arthur Teixeira Vieira

Subcomandante: CEP QOBM Guilherme Lima Torres