19º Grupamento Bombeiro Militar (Capanema)

Histórico da unidade

No dia 30 de março de 1994 foi inaugurado no município de Capanema o 2º Subgrupamento de Incêndio, do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Pará, cujo  comando estava diretamente subordinado ao 2º Grupamento de Incêndio, no município de Castanhal.

Na data do dia 31 de março de 1999, com o Decreto nº 3.384, o 2º Subgrupamento de Incêndio, tornou-se independente e passou a se chamar 5º Subgrupamento Bombeiro Militar.

No dia 02 de julho de 2003, foram inauguradas as novas instalações com a construção de uma garagem de concreto armado, coberta com telhas de barros em estruturas metálicas para melhor acondicionamento das viaturas operacionais como também um complexo de alojamentos com maior espaço e conforto para os militares que desenvolvem sua atividades operacionais diariamente.

No dia 31 de agosto de 2015, através do Decreto nº 1.357, o 5º Subgrupamento Bombeiro Militar é transformado em Grupamento passando à denominação de 19º Grupamento Bombeiro Militar.

Nestes 23 anos de criação comandaram esta UBM os seguintes Oficiais: 1º TEN Edimilson Farias Lima, 2º TEN Zanelli Antônio Melo Nascimento, Asp. Of. Raimundo Reis Brito Júnior, CAP Heliel Franklin Monteiro, CAP Carlos Antonio Sousa Cunha, CAP Marcus Victor Lima Norat, CAP Walber José Rodrigues Pereira, MAJ Carlos Alberto Sarmanho da Costa, CAP Waltencir da Silva Pinheiro, MAJ Murilo Borges Moura, sendo atualmente comandante o TCEL Raimundo Reis Brito Júnior.

Comandante: TEN CEL QOBM Raimundo Reis Brito Junior

Subcomandante: CAP QOBM Adolfo Luis Monteiro

Contatos da unidade

Endereço: Rodovia BR 308, Km 01, s/nº  – Bairro São Cristóvão – Capanema/PA.

Tel: (91) 3462 2460/ (91) 98899 6575

Email: 5sgbm@bombeiros.pa.gov.br