16º Grupamento Bombeiro Militar- Canaã dos Carajás

Histórico da unidade

Com a implantação do “maior projeto de minério de ferro da indústria da mineração”, o projeto S11D, no município de Canaã dos Carajás.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ em 04 de setembro de 2012, através da Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social – SEGUP e a empresa VALE/AS, assinam um Acordo de Cooperação Técnica-Financeira com o objetivo de fortalecer as ações dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – SIEDS – do Estado do Pará no município de Canaã dos Carajás, dentre elas a implantação, fortalecimento e aperfeiçoamento dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar.

Em 28 de agosto de 2015, O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ cria na estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar o quartel do 16º GBM, através do DECRETO n° 1.357, publicado em BG nº 156 de 02 de setembro de 2015 mas o quartel foi inaugurado em 15 de fevereiro de 2016,

Com 1 anos de atendimento no município, o quartel atualmente tem 38 militares entre homens e mulheres, praças e oficiais com atendimento diários com guarnição para atender as ocorrências de resgate e salvamento, incêndio, prevenção e auxilio e atividade de defesa civil, além do município , a sede atende com sua área de atuação em mais o município de Piçarra.

Possui as viaturas:

01 (um) ABT-35 / Operacional;

01 (uma) UR-62 / Operacional;

01 (uma) AFR-09 / Operacional;

01 (uma) AR-80 / administrativa/SAT; e

03 (três) MOTOS / administrativa SAT.

Comandante:

Subcomandante: 1º TEN RENATO SILVA FIGUEIRA

Contatos da unidade

Endereço: Avenida São João s/nº, Bairro Novo Horizonte III,Canaã dos Carajás  CEP 68.537-000

Tel: (94) 3358-1541.