14º Grupamento Bombeiro Militar – Tailândia

3. Unidades
  5. 14º Grupamento Bombeiro Militar – Tailândia

Histórico da unidade

O Quartel do 14o GRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR – 14o GBM foi inaugurado no dia 21 de dezembro de 2010, sob o comando do Cap QOBM Odivan Fernandes da Conceição que teve como seu Subcomandante o 1º TEN QOBM Carlos Augusto Silva Souto, além de trinta e nove praças, tendo dois Subtenentes, onze sargentos, cinco cabos e vinte e um soldados em seu efetivo .

Considerando a necessidade de implantar os serviços de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar, bem como implantação da defesa civil em municípios ainda desassistidos por estes serviços, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, na pessoa do então Comandante Geral do CBMPA – CEL QOBM Paulo Gerson Novaes de Almeida e na gestão da governadora Ana Julia Vasconcelos Carepa, criou em parceria com a Prefeitura Municipal de Tailândia, na gestão do então prefeito Gilberto Miguel Sufredini, o Quartel do 14o Grupamento de Bombeiros Militar no município de Tailândia/PA, município que está localizado na mesorregião do nordeste paraense, distante 240 km da capital do Estado, sendo alocado, provisoriamente, em prédio cedido pela Prefeitura Municipal de Tailândia, localizado na Rodovia PA-150 Km 125.

Ainda no dia da inauguração, a guarnição de bombeiros militares composta pelo 1o TEN QOBM SOUTO – Comandante de socorro, 3o SGT BM R. NUNES – Condutor e operador das VTR`s AT-07 e ABT-06, SD BM SIMÕES – Condutor das VTR`s UR-20 e AR-38, SD BM PORTAL e SD BM DELSON – componentes da guarnição de incêndio, SD BM ANDERSON e SD BM MIRANDA – Componentes da guarnição de resgate, montou o primeiro serviço no Quartel do 14o Grupamento Bombeiro Militar, assim, dando início aos serviços bombeiros militares de prevenção e combate a incêndio, salvamento, resgate, atendimento pré-hospitalar, defesa civil e proteção ambiental, bem como o
serviço de prevenção aos riscos de sinistros diversos.

O 14o GBM-Tailândia teve sua criação efetivada em Decreto Estadual no 82, de 10 de maio de 2011 – publicado em Diário Oficial no 31912 de 11 de maio de 2011 retroagindo seus efeitos ao dia 21 de dezembro de 2010 e no dia 05 de setembro de 2018 a tropa, viaturas e materiais operacionais foram deslocados ao novo e definitivo prédio do Quartel do 14o GBM, localizado na Rodovia PA 150 Km 128 nº2, bairro Industrial no município de Tailândia-PA.

Desde de 12 de agosto de 2015 o 14° GBM acolhe o Programa Escola da Vida, um programa de responsabilidade social desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará com base no Estatuto da criança e do adolescente e no plano Estadual de Segurança Pública para a criança e ao adolescente, aprovado pela resolução no 026/01 – CONSEP de 03/04/01 e de 13/07/90, o qual estabelece que a política de atendimento aos direitos da criança e do adolescente deve ser feita “por um conjunto de ações governamentais, da união, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Aniversário da UBM: 21 de dezembro.

ÁREA DE ATUAÇÃO:
Conforme DECRETO No 1.052, de 23 de Setembro de 2020, o 14o GBM possui circunscrição sobre os municípios de Tailândia, Goianésia do Pará e Jacundá.

Comandante: TCEL QOBM Luiz Roan Rodrigues Monteiro.

Subcomandante: TCEL QOBM Jairo Valente Pereira.

Contatos da unidade

Endereço: PA 150 Km 128, no 02, lote 01 B, Gleba 10, Bairro Industrial – Tailândia-PA.

Comandante: 98899-6293 / 992561890

Subcomandante: 989013490

Email: bombeirotailandia@hotmail.com / 14gbm@bombeiros.pa.gov.br / cbm14tailandia@outlook.com