CADASTRO DE INSTRUTOR

5. CADASTRO DE INSTRUTOR

CADASTRO DE INSTRUTOR

INSTRUTORES

• Formação de brigada de incêndio;
  • Formação de bombeiro civil;
  • Formação de guarda-vidas de piscina.

NOTA INFORMATIVA

DESDE 1 DE JANEIRO DE 2019, O CADASTRO DE INSTRUTOR PARA FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO, BRIGADA PROFISSIONAL (BOMBEIRO CIVIL) E GUARDA-VIDAS DE PISCINA É NORTEADO PELA INSTRUÇÃO TÉCNICA 01-PARTE VI.

ATUALMENTE, O CADASTRO DE INSTRUTOR É REALIZADO ATRAVÉS DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATIVIDADES TÉCNICAS (SISGAT), COM BASE NO QUE É PREVISTO PELA INSTRUÇÃO TÉCNICA SUPRACITADA, GERANDO UM CÓDIGO DE REGISTRO PARA CADA INSTRUTOR, COM INFORMAÇÕES SOBRE SUA QUALIFICAÇÃO COMO INSTRUTOR PARA OS TREINAMENTOS.

PARA ADEQUAÇÃO E MIGRAÇÃO DE CADASTROS ENTRE OS SISTEMAS (ANTERIOR E ATUAL), E NÃO PREJUÍZO E RETARDO NAS EMISSÕES DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL (ARP), CONFORME AUTORIZAÇÃO DO DIRETOR DE SERVIÇOS TÉCNICOS, FICA ESTABELECIDO QUE:

• Os instrutores que já eram cadastrados anteriormente (antes da vigência da Instrução Técnica 01-parte VI), no módulo anterior ao SISGAT, estarão habilitados e poderão realizar treinamentos, para emissão de ARP até o dia 30 de novembro de 2021 (prazo para adequação do cadastro no SISGAT conforme as exigências de cadastro de instrutor previstas na instrução técnica supracitada;
  • Os instrutores que ainda não possuíam cadastro deverão dar continuidade no cadastro, conforme as exigências previstas por instrução técnica, para que estejam habilitados para o treinamento.
  • Após o período de adequação de cadastro (até o dia 30 de novembro), será disponibilizado no site do CBMPA informações dos instrutores cadastrados no SISGAT, com seus respectivos dados para contato e código de registro.

VOCÊ, INSTRUTOR JÁ CADASTRADO OU PESSOA FÍSICA QUE DESEJA REALIZAR O CADASTRO COMO INSTRUTOR, VERIFIQUE AS INFORMAÇÕES INERENTES AO CADASTRO ESPECÍFICO PARA CADA QUALIFICAÇÃO NOS DOCUMENTOS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD A SEGUIR.

Para verificação de cadastro no sistema anterior, acesse o pdf: LISTA DE INSTRUTORES CADASTRADOS NO SISTEMA ANTERIOR (antes da vigência da IT 01 – parte VI)

Vale ressaltar que a relação nominal do sistema anterior não isenta a necessidade de cadastro no SISGAT, conforme a norma vigente desde 01/01/2019. Ressalta-se ainda que os critérios para cadastramento/renovação do cadastro serão de acordo com a IT 01 – parte VI, ou demais normativas auxiliares que possam vir para complementação de informação e detalhamento.

INSTRUÇÕES TÉCNICAS

IT 01 – parte VI: Cadastro de empresas e profissionais;

IT 08 – parte I: Brigada de Incêndio;

IT 08 – parte II: Brigada de Incêndio Particular;

IT 12 – parte III: Guarda-vidas de piscina.

INSTRUTOR DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO

BRIGADA DE INCÊNDIO: Organização funcional em que pessoas treinadas desempenham serviços de prevenção de incêndio e fiscalização de sistemas de segurança contra incêndio, bem como atuar em caso de sinistros.

ACESSE AQUI INFORMAÇÕES SOBRE INSTRUTOR DE FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

PLATAFORMA SISGAT

Lista de Instrutores Credenciados (FORMAÇÃO DE BRIGADA DE INCÊNDIO )

INSTRUTOR DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO CIVIL

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO

BOMBEIRO CIVIL: É a pessoa pertencente a uma empresa prestadora de serviço, ou da própria administração do estabelecimento, com dedicação exclusiva enquanto escalado pela empresa, que presta serviços de prevenção e combate a incêndio, abandono de área, primeiros socorros e atendimento de emergência em edificações e eventos. Para o exercício da profissão, é necessário que a pessoa tenha sido aprovada no Curso de Formação de Brigadista Profissional e se encontre habilitada junto ao CBMPA.

OBS: A terminologia “Bombeiro Civil” se equipara a de Brigadista Profissional.

ACESSE AQUI INFORMAÇÕES SOBRE INSTRUTOR DE FORMAÇÃO DE BRIGADA PROFISSIONAL

PLATAFORMA SISGAT

Lista de Instrutores Credenciados (FORMAÇÃO DE BOMBEIRO CIVIL)

INSTRUTOR DE FORMAÇÃO DE GUARDA-VIDAS DE PISCINA

CRITÉRIOS PARA CREDENCIAMENTO

Todos os instrutores habilitados por esta instrução técnica devem estar obrigatoriamente vinculados como consultor ou prestador de serviço a uma empresa cadastrada no Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Estarão aptas a formar Guarda-Vidas de piscina as empresas credenciadas no Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

ACESSE AQUI INFORMAÇÕES SOBRE INSTRUTOR DE GUARDA-VIDAS DE PISCINA

PLATAFORMA SISGAT

Lista de Instrutores Credenciados (FORMAÇÃO DE GUARDA-VIDAS DE PISCINA)