Tranquilidade marca o primeiro dia da Operação Carnaval
Publicado: 11 de fevereiro de 2018 - Hora: 14:43

5. Tranquilidade marca o primeiro dia da...
Tranquilidade marca o primeiro dia da Operação Carnaval

Tranquilidade marcou o primeiro dia da Operação Carnaval no Estado do Pará. Durante o feriado prolongado cerca de 680 militares do Corpo de Bombeiros estão realizando o trabalho de prevenção, primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar e resgate rodoviário nos municípios do interior do Estado.

Neste sábado, 10, os militares estiveram empenhados nos serviços de prevenção, atuando com orientações aos banhistas, distribuição de pulseirinhas, captura de animal, orientações aos veículos e motocicleta nas praias e acidentes rodoviários, além de atendimento de primeiros socorros.

Na Ilha de Mosqueiro, o fim de semana de Carnaval foi marcado pela tranquilidade. Na região, 60 guarda vidas do Corpo de Bombeiros estiveram nas principais praias relizando o trabalho de prevenção a acidentes.

De acordo com o supervisor dos serviços dos guarda vidas na Ilha de Mosqueiro, Capitão Marco Leão, a movimentação nas 14 praias foi considerada baixa. Apesar da pouca movimentação de banhistas, os profissionais do Corpo de Bombeiros orientaram os pais sobre os cuidados com as crianças e a importância de utilizar a pulseira de identificação

Movimentação nas demais praias e balneários do Estado:

Outeiro – “Com o público estimado de 200 pessoas não foi registrado ocorrência grave e as praias contaram com o efetivo de 40 bombeiros que também estiveram dando suporte em Icoaraci”, afirmou o supervisor de praia em Outeiro, Major Jefferson Matos.

Foram disponibilizados militares especializados na área de salvamento aquático, bem como, equipamentos e transportes para atender as ocorrências.

Ilha de Cotijuba – Estiveram 28 bombeiros divididos entre as praias do Vai-quem-quer e Farol. Além de militares no serviço de prontidão no carnaval de rua. Não houve registro de acidentes.

Em Alter do Chão, o Corpo de Bombeiros realizou uma ocorrência para a captura de uma preguiça real, que se encontrava dentro de uma embarcação. Após o resgate do animal, ele foi deslocado na lancha, Leme 14, para uma área de vegetação isolada e adequada onde foi realizado o processo de soltura. A tranquilidade também esteve presente, houve apenas orientações para público estimado de 170 pessoas.

Em Portel nas praias de Tucano e Arucara contaram com 500 banhistas durante o sábado, dentre as ocorrências estão orientações e advertências para embarcações.

Nos balneários de Barcarena, Conde, Siritiba e Curupinga não houve casos de acidentes. Em Caripi, o público estimado foi aproximandamente de 500 pessoas.

Já em Salinas, apesar do público estimado, em 5 mil pessoas, manteve a tranquilidade, os tipos de ocorrências realizados pelos bombeiros foram orientações aos pais, advertências em relação a entrada de banhistas alcoolizados no mar, curativos e escoriações. E ainda, uma criança que se perdeu e foi encontrada com a ajuda da pulseirinha distribuída na praia pelos bombeiros.

Em São Domingos do Capim, Caraparu, Algodoal, Soure, Balneário de Peixe Boi, Cametá, Belterra, São Miguel do Guamá e Ourém também receberam efetivo do Corpo de Bombeiros, mas, não apresentaram ocorrências, somente orientações.

Operação Estrada – Os bombeiros socorristas do Grupamento de Socorro e Emergência estavam disponíveis em viaturas de resgate nos serviços rodoviários nas barreiras de Mosqueiro (PA – 391); Santa Rosa (Vigia), Nava Timboteua, Santa Luzia e Mosqueiro (PA – 391). Com o apoio logístico de 05 viaturas de resgate.

Por Ascom CBMPA

Foto: Sargento Carlos e Silva