Sistema de comunicação digital é implantado no CBMPA
Publicado: 18 de setembro de 2017 - Hora: 16:27

5. Sistema de comunicação digital é implantado...
Sistema de comunicação digital é implantado no CBMPA

O Corpo de Bombeiros Militar concluiu e está utilizando desde a última quarta-feira, 13, o sistema de comunicação digital APCO 25, a meta era de modificar até o dia 30 de setembro seus equipamentos de rádio comunicação utilizados na região metropolitana de Belém até o município de Santa Izabel. A mudança teve início no ano de 2016, quando o Comandante do Corpo de Bombeiros fez uma aquisição no valor de 1.080.000,00 para atender o que foi estabelecido pela ANATEL, através das resoluções N° 568 e 523, as que determinam que todo sistema de comunicação fosse mudado.

Os motivos alegados pela ANATEL são de: otimizar o uso das faixas de radiofrequências, viabilizando diversas aplicações; expandir os atuais sistemas de Órgãos de Segurança Pública; e adequar a tabela de canalização à linha de produtos disponibilizada comercialmente para as indústrias. A aquisição dos equipamentos com o termo de referência para atender tal exigência, contemplou rádios fixos, móveis e portáteis, conforme a demanda do CBM.

A modificação consistiu, na programação dos novos equipamentos, remoção dos rádios analógicos das bases fixas nas comunicações dos quartéis e das estações móveis nas viaturas, e colocação dos novos rádios, já programados no sistema digital APCO 25, adotado para o sistema de comunicação integrado de segurança pública. O serviço contou ainda com a manutenção corretiva e preventiva, que tratou da troca de cabeamento de alimentação dos rádios e reinstalação das antenas, componentes do sistema irradiante das estações rádio do CBMPA. Nesta primeira fase a mudança do sistema analógico para o digital ocorreu na região metropolitana e no município de Salinas.

“A mudança do sistema analógico para o digital é um marco histórico para a Corporação, onde demonstra que a Segurança Pública Estadual está acompanhando as transformações tecnológicas na área das telecomunicações e que traz para o Corpo de Bombeiros mudanças com melhorias significativas, como maior segurança para o trafego de informações, além do maior alcance e estabilidade das comunicações durante as ocorrências operacionais.” declarou o Diretor de Telemática e Estatística do CBMPA, Coronel Andrei Costa.

O Comandante parabeniza o empenho da equipe que constitui a diretoria da telemática, bem como, a todos os integrantes do CBMPA que nos seus 135 anos entram de forma efetiva na era da comunicação digital.

Por Ascom CBMPA (Colaboração Coronel Andrei Costa)