Representantes da Cedec visitam o Estado do Paraná em busca de conhecimento sobre Projeto
Publicado: 10 de julho de 2017 - Hora: 13:59

5. Representantes da Cedec visitam o Estado...

Com o objetivo de conhecer mais sobre o “Programa Brigada Escolar: Defesa Civil na Escola” com o intuito de implantar nas escolas do Pará, representantes da Defesa Civil Estadual estiveram em Curitiba, no período de 5 a 9 de junho, em reunião com a coordenadoria da Secretaria de Educação do Paraná e visitaram também o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres (CEPED), que trabalha estimulando a pesquisa e produção de conhecimento assim como na inovação tecnológica voltada para a solução acerca dos desastres.

Treinamentos e Simulações de Situações de Emergência fazem parte do programa e são realizadas nas escolas. Na quarta-feira (7), numa ação coordenada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, as oficiais Major Cilea e Sargento Cristiane, puderam acompanhar o treinamento aplicado com alunos em um colégio estadual,  afim de observar, agora na prática, o funcionamento do programa.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Pará agradece o apoio prestado  pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná às oficiais representantes na referente visita.

Sobre o Programa:

O Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Casa Militar da Governadoria – Divisão de Defesa Civil, que visa promover a conscientização e a capacitação da Comunidade Escolar do Estado do Paraná, para ações de enfrentamento de eventos danosos, naturais ou antropogênicos, bem como o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas. Uma das etapas do programa é ofertar o Curso de Formação de Brigadistas Escolares, que visaformar profissionais da educação para compor as brigadas escolares nos estabelecimentos da rede pública estadual de ensino.

O objetivo geral é construir uma cultura de prevenção a partir do ambiente escolar; proporcionar aos alunos da rede estadual de ensino condições mínimas para enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas; promover o levantamento das necessidades de adequação do ambiente escolar,  além de articular os trabalhos entre os integrantes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar (Patrulha Escolar Comunitária) e dos Núcleos de Educação.

Texto e Fotos: CEDEC