Programa Escola da Vida inicia atividades para alunos da Cremação
Publicado: 18 de abril de 2017 - Hora: 11:08

5. Programa Escola da Vida inicia atividades...

Cerca de 300 pessoas participaram nesta sexta-feira (10), na Cremação, da cerimônia da aula inaugural do Programa Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros, no polo do Grupamento de Incêndio. Criado em abril de 1993, o programa tem hoje três mil alunos distribuídos em 23 polos na região metropolitana de Belém e no interior do Estado.

“O programa mostra aos alunos que existe possibilidade de vencer e de ter dias melhores. Além de ter a responsabilidade institucional, o Corpo de Bombeiros também tem essa responsabilidade social, que é mutua com os pais dos alunos. O objetivo é formar homens de bem, e isso é uma grande satisfação para o comando”, disse o subcomandante geral, Augusto Lima.

De acordo com o Coordenador Geral do PEV, Tenente Coronel Elias Rocha, a meta é implantar o Programa no curto intervalo de tempo em todas as Unidades do Corpo de Bombeiros. “Temos quartéis que ainda não tem o Programa Escola da Vida, e estamos estudando a possibilidade de implantar mais polos nesse ano”, comentou.

No pólo do Grupamento de Incêndio há 180 alunos matriculados. A programação prevê passeios e atividades extracurriculares divididos entre a parte social e a do Corpo de Bombeiros. “Recebemos essas crianças com maior carinho, no critério de acolhimento, pois elas trazem a motivação e ânsia de participar do Programa Escola da Vida, que está alicerçado na cultura de paz, importante para formação de qualquer cidadão”, destacou o subcoordenador do programa no Grupamento de Incêndio, sargento Paulo Sergio Palmeira, que tem 23 anos trabalhando com os alunos.

O aluno Gustavo Marciel disse que se tornou uma pessoa melhor depois que começou a participar do Programa Escola Vida. “Estava ansioso pelo início das aulas, porque as instruções contribuem na minha educação. Melhorei bastante após participar do programa, porque passei a respeitar ainda mais as pessoas e também fiquei mais organizado”, frisou.

Cristiane Santana, mãe dos alunos Denilson Carvalho e do Daniel Brito, considera que os ensinamentos do programa são excelentes. “Meus filhos estão aprendendo a ser disciplinados com a educação dos bombeiros, e já observo a diferença do comportamento deles dentro de casa e na família”, destacou. O evento da aula inaugural também teve a participação do comandante do Grupamento de Incêndio, tenente coronel José Farias, e do psicólogo do Pro Paz Fabricio Carvalho, entre outros oficiais e praças dos Bombeiros.

Durante o ano letivo, o programa pedagógico desenvolvido pela Escola da Vida abrange diversas áreas, entre elas, instruções básicas de primeiros-socorros, prevenção de acidentes domésticos e noções básicas de salvamento. Também há atividades de musicalização, ordem unida, artes marciais, orientação espiritual, além de palestras, passeios e outros eixos que envolvem o conteúdo anual.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Voluntário Civil Michel