Prevenção marca o carnaval em Vigia
Publicado: 13 de fevereiro de 2018 - Hora: 18:40

5. Prevenção marca o carnaval em Vigia
Prevenção marca o carnaval em Vigia

O quartel do 17º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), realizou o trabalho de prevenção no carnaval de Vigia de Nazaré, no dia 09 até o dia 13 de fevereiro. O grupamento verificou com os proprietários de trios elétricos, as documentações necessárias para o funcionamento destes veículos.

Diversos órgãos de segurança pública, Secretaria de Cultura, Transporte, Saúde se reuniram visando organizar e cobrar responsabilidades dos donos de blocos, escolas de sambas e trios elétricos.

Os proprietários de trios elétricos apresentaram as documentações de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), mecânica e elétrica nas Seções de Atividades Técnicas (SAT) do 17º GBM. Também foram assinados os termos de responsabilidades referentes aos equipamentos mecânicos, elétrico, bem como, um termo de responsabilidade. Este, vetava a queima de fogos nas escolas de samba e nos trios elétrico com intuito de prevenir acidentes como queimaduras e princípios de incêndios no corredor da folia.

As instalações provisórias como palco, camarote e arquibancadas foram vistoriadas e cobradas a ART mecânica, para que pudesse ser estimada a capacidade máxima de público em cada local. E ainda, foi elaborado um termo de compromisso com orientações e encaminhada ao Secretário de Cultura do município para que fizesse cumprir as normas técnicas de capacidade de público nas programações do carnaval.

Foliões em Vigia – De acordo com levantamento através de fotos e in loco, verificou-se o número de pessoas no corredor da folia nos dias 09, 10 e 11 de fevereiro, e aproximadamente 50 mil pessoas passaram no local dos festejos carnavalescos.

Já na segunda-feira (12), cerca de 170 mil pessoas passaram no corredor da folia por conta dos dois mais famosos blocos da cidade “os Cabrasurdos” e “as virgienses”.

Na terça-feira, 13, no balneário de Santa Rosa, localizado em Vigia haviam bombeiros guarda-vidas e socorrista, todos do quartel local, a estimativa de público é de 300 pessoas e muitas crianças, a atenção foi redobrado para os pais. Nos balneários de Caraparu em Santa Izabel, a localidade desfruta de passeios com canoas e caiaques, por isso, os proprietários responsáveis por este serviço foram orientados a trabalhar com coletes e outros equipamento de segurança, a atenção também foi redobrada para a crianças nestes balneários, “apesar de ser um local tranquilo é uma área em que é muito comum o número de crianças, os pais estavam sendo orientados quanto ao risco de afogamento, e dicas de segurança foram repassadas para os banhistas, prevenir é o primeiro passo para que não ocorram acidentes”, relatou o Sargento Djalma.
Por Ascom CBMPA
Foto: Sargento Carlos César