O Corpo de Bombeiros recebe coletiva de imprensa para o lançamento da “Operação Verão 2018”
Publicado: 28 de junho de 2018 - Hora: 15:15

5. O Corpo de Bombeiros recebe coletiva...

Nesta quinta-feira (28), foi realizado uma coletiva de imprensa no Comando geral do Corpo de Bombeiros do Pará, para o lançamento da “Operação Verão 2018” coordenada pela Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SEGUP). Na coletiva estiveram presentes autoridades militares e segurança pública federais, estaduais e municipais envolvidos para prestarem maiores esclarecimentos sobre o funcionamento da operação.

A “Operação Verão 2018” inicia a partir do dia 29 de junho e contará com a  integração dos órgãos de segurança pública do estado, operando simultaneamente em Belém, Capanema, Santarém, Marabá, Redenção e Paragominas, totalizando 86 localidades. Para o Coronel André Cunha, secretário adjunto de gestão operacional “A principal meta é reduzir o número de acidentes, de mortes, de pessoas feridas. Nós tivemos 18 pessoas que perderam a vida em 2017, principalmente em acidentes em rodovias estaduais e federais, tivemos mais de 200 pessoas feridas. Então, o que a gente quer é que o veranista faça também a sua parte. O sistema de segurança está unido, integrado à órgãos estaduais, federais e municipais. Mas é preciso que o veranista tenha a consciência individual e sobretudo coletiva. Quando ele ingere bebida alcoólica, ele não está colocando em risco a sua vida e de sua família, mas também a vida de terceiros que estão transitando na rodovia ”.afirma.

Ressaltando o trabalho realizado pela Policia Rodoviária Federal nas rodovias, tendo como prioridade  a atuação na BR 316 para evitar acidentes de maior gravidade. Por meio das ações de Inversão no fluxo de veículos, delegacias móveis, bases de fiscalização, teste de bafômetro e em especial o lançamento da “Operação Anjo da Guarda”, envolvendo a Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Juizados Locais, Conselhos Tutelares, que tem a finalidade fazer repressão da presença de crianças e adolescentes em estabelecimentos noturnos ou em situação de risco, nos principais  balneários do estado.

Este ano, o DETRAN estará  disponibilizando o serviço de regularização do licenciamento dos veículos em atrasados. Podendo fazer o pagamento via cartão de crédito no local da barreira de fiscalização. Além disso, outra novidade será a disponibilização de dois aplicativos de segurança para celular: o “Praia Segura” e o “Colisão” desenvolvidos pelo corpo de bombeiros, com objetivo de facilitar a comunicação em casos de ocorrências.

Por:  Mônica Alexandra Assunção e Carla Renata Cruz

Fotos: Sargento Carlos