Municípios em situação de emergência recebem assistência da Defesa Civil Estadual
Publicado: 18 de maio de 2017 - Hora: 14:15

Municípios em situação de emergência recebem assistência da Defesa Civil Estadual

Em decorrência de adversidades climáticas, 18 municípios do Pará foram reconhecidos em situação de emergência, o reconhecimento permite que as prefeituras solicitem o apoio, após homologação do Governo do Estado para ações de socorro, assistência e restabelecimento para recuperação das áreas afetadas. Dentre os municípios, cinco já estão recebendo assistência; Marituba, Trairão, Rio Maria, Xinguara e Medicilândia.

O trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), foi de suma-importância no assessoramento desses municípios, cumprindo seu papel de articulação e acionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o capitão Bruno Freitas, técnico da defesa civil estadual, após a decretação de emergência os técnicos se deslocaram imediatamente até o local para minimização dos impactos e rápido atendimento à população.

Para ter acesso ao apoio emergencial, é necessário que os municípios apresentem um Plano Detalhado de Resposta (PDR) por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), quando analisado e aprovado, o recurso é definido e liberado, complementando as ações do estado e municípios.

CEDEC

Compartilhar: