Municípios em situação de emergência recebem assistência da Defesa Civil Estadual
Publicado: 18 de maio de 2017 - Hora: 14:15

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Municípios em situação de emergência recebem...
Municípios em situação de emergência recebem assistência da Defesa Civil Estadual

Em decorrência de adversidades climáticas, 18 municípios do Pará foram reconhecidos em situação de emergência, o reconhecimento permite que as prefeituras solicitem o apoio, após homologação do Governo do Estado para ações de socorro, assistência e restabelecimento para recuperação das áreas afetadas. Dentre os municípios, cinco já estão recebendo assistência; Marituba, Trairão, Rio Maria, Xinguara e Medicilândia.

O trabalho da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), foi de suma-importância no assessoramento desses municípios, cumprindo seu papel de articulação e acionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o capitão Bruno Freitas, técnico da defesa civil estadual, após a decretação de emergência os técnicos se deslocaram imediatamente até o local para minimização dos impactos e rápido atendimento à população.

Para ter acesso ao apoio emergencial, é necessário que os municípios apresentem um Plano Detalhado de Resposta (PDR) por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), quando analisado e aprovado, o recurso é definido e liberado, complementando as ações do estado e municípios.

CEDEC

Skip to content