Militares participam do Desafio Bombeiro

5. Militares participam do Desafio Bombeiro
Militares participam do Desafio Bombeiro

+ fotos

No segundo dia de programação em comemoração ao 26º aniversário da Academia do Corpo de Bombeiros Militar (ABM), foi realizada a primeira edição do “Desafio Bombeiro”, com circuito de provas operacionais entre equipes. A competição teve como resultado o 1º lugar a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), 2º lugar a ABM e 3º lugar ao Grupamento de Bombeiro Militar de Santa Izabel.

O Desafio Bombeiro, ocorreu entres os cadetes da Academia do Corpo de Bombeiros e militares dos demais quartéis da Região Metropolitana de Belém. O circuito de provas foi distribuído em salvamento veicular, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento terrestre e em altura. “É uma forma de incentivar a nossa operacionalidade, o treinamento constante da tropa e promover a integração entre os quartéis com a academia.”, destaca a cadete Piquet.

De acordo com o Coordenador de Formação de Oficias e Chefe de Segurança da Prova Desafio Bombeiro 2018, Capitão Rodrigo, o evento é de relevância para toda a corporação pelo fato de abranger os quartéis da Região Metropolitana de Belém, onde, se coloca em prática o conhecimento apreendido durante a Academia. Com o Desafio Bombeiro, os militares reafirmam a importância do treinamento para profissional Bombeiro Militar.

Sobre os treinamentos o Capitão Rodrigo, destaca que esses eventos influenciam no melhor e eficaz atendimento à sociedade: “O Bombeiro trabalha com técnica e tempo, onde o tempo é nosso principal rival. Então, a prova visa trabalhar com técnica no melhor tempo possível diminuindo o tempo-resposta à sociedade.”, afirmou.

“Nós temos que estar preparados independente de qualquer situação nós devemos estar apostos.”, destacou o Cabo Martins, um dos representantes do 12º Grupamento Bombeiro Militar, de Santa Izabel, e que, ainda descreveu o momento como um desafio que deve ser praticado, por ser uma atividade do dia a dia.

Com a realização do evento os cadetes da Academia do Corpo de Bombeiros Militar puderam visualizar de forma prática o treinamento e a habilidade da concentração na atividade realizada. “Cada detalhe é importante para a segurança da pessoa que o bombeiro está salvando, além, da nossa segurança e de toda equipe”, explicou o cadete Aleixo.

Premiações
Os ganhadores da competição Desafio Bombeiro receberão premiação durante a Formatura Cívica Militar, que ocorrerá, na próxima sexta-feira (16), no Instituto de Ensino e Segurança (Iesp), localizado em Marituba, com a presença de representantes dos órgãos do Estado.

Por Ascom CBMPA

Foto: Sargento Carlos