MILITARES PARAENSES PARTICIPAM DO II ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS EM RECIFE
Publicado: 8 de março de 2018 - Hora: 14:46

5. MILITARES PARAENSES PARTICIPAM DO II ENCONTRO...
MILITARES PARAENSES PARTICIPAM DO II ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS EM RECIFE

+ Fotos

Cerca de 40 bombeiras paraenses estão em Recife – Pernambuco, onde está ocorrendo o II Encontro Nacional de Bombeiras Militares. O evento está sendo realizado no Mar Hotel, iniciou ontem, 07 e segue até 9 de março. A comunidade feminina discute as perspectivas referentes ao seu papel nos Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil.

É um momento de aperfeiçoamento técnico-científico e trocas de experiências para as participantes com temáticas relacionadas às atividades das mulheres, enquanto Bombeiras Militares no objetivo de melhor atender à sociedade e preservar o maior bem: a VIDA.

A fim de discutir as perspectivas referentes do papel da mulher dentro do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e do Brasil, a Cabo Vânia Cristina, explica a necessidade de construir referências e elevar as reflexões sobre as questões de gênero dentro do universo militar. “Considerando o atual cenário brasileiro, a evolução das legislações que asseguram as penas sobre feminicidio, sobre as desigualdades de gênero, sobre a importância da mulher nas atribuições que antes eram apenas de homens e as nossas conquistas como mulher militar”, pontuou.

A solenidade de abertura foi presidida pelo comandante geral de Pernambuco, coronel Manoel da Cunha acompanhado de um momento lúdico musical da cultura pernambucana. O evento conta com 20 delegações de todo o Brasil e da Guiana Francesa, totalizando 349 bombeiras.

Compondo a mesa de autoridades, esteve a Coronel Vanísia que foi promovida ao cargo no ano passado em Roraima, sendo a primeira mulher com esta patente no Brasil, a qual, teve sua formação de oficial na Academia de Bombeiros Militar do Pará.

No congresso estão ocorrendo palestras, debates, exposição de materiais Bombeiros Militares, apresentação de trabalhos científicos e será finalizado com a corrida feminina na orla da praia de Boa Viagem – Recife/PE.

Por Major Monica Veloso