Militares do Corpo de Bombeiros realizam salvamento em Salinas
Publicado: 12 de fevereiro de 2018 - Hora: 11:39

5. Militares do Corpo de Bombeiros realizam...
Militares do Corpo de Bombeiros realizam salvamento em Salinas

O Corpo de Bombeiros do Pará, continuou, neste domingo (11), a atuação de prevenção, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar na Operação Carnaval 2018.

Equipes de guarda-vidas registrou uma ocorrêcia de princípio de afogamento de duas adolescentes, na praia do Maçarico, em Salinópolis. Em virtude das vítimas terem ingerido água e apresentado tosse, o acontecimento é chamado de afogamento de grau 1.

Além do salvamento dos bombeiros, o efetivo contou com a ajuda de um banhista, o Gilmar Conceição que estava próximo com seu caiaque e ajudou no suporte de recolhimento das duas vítimas.

Após o atendimento às vítimas foram encaminhadas para o hospital mais próximo, e ambas mostraram gratidão pelo serviço e profissionalismo dos militares que fizeram o resgate.

“O serviço de guarda vidas está sendo desenvolvido com 53 militares sendo seis socorristas, além do suporte de quatro viaturas de apoio, duas moto aquáticas e um bote. A movimentação está tranquila e nossa maior preocupação foi com o trânsito em virtude do limite de risco da maré, estamos fortalecendo mais e mais o trabalho preventivo”, afirmou o capitão Marcos Scienza.

Já nas estradas, a atuação ocorreu nos municípios de Santa Maria, Santa Luzia, Peixe-Boi e Nova Timboteua, com equipes do Corpo de Bombeiro juntamente à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), onde montaram uma barreira e realizaram o trabalho de prevenção e orientação aos condutores que trafegavam.

E para o melhor desempenho destas ações preventivas nesse período, os órgãos de segurança estadual, realizam manutenção dos veículos que são utilizados em operações. No Corpo de Bombeiros, o Centro de Suprimento e Manutenção (CSMV/MOp), é o responsável pela fiscalização, controle, planejamento e execução das manutenções.

O Capitão Leonardo Almeida, do CBMPA, destaca a importância da manutenção das viaturas e embarcações no procedimento de salvamento: “Em determinados salvamentos as embarcações, por exemplo, vão possibilitar um resgate positivo”, frisa.

Confira dicas de segurança:

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará ressalta que para evitar qualquer tipo de incidente as pessoas devem ter cautela. Os profissionais dão algumas dicas para garantir a segurança de quem irá aproveitar os próximos dias do feriado prolongado em praias e balneários:

– Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente. É importante você tomar banho em locais rasos e sem correnteza.

– Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem estar habilitado. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193. Evite também, tentar pegar objetos como bolas ou pipas que estejam sendo levados pela correnteza e fora do seu alcance.

– Se notar que está sendo arrastado por una correnteza, mantenha-se calmo e tente acenar ou chamar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de para o raso).

– Evite se aproximar de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar.

– Se você é pai não faça uso de bebidas alcoólicas, crianças exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista. Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos César