Encerramento do Curso do Sistema Nacional – CEDEC
Publicado: 18 de maio de 2017 - Hora: 14:25

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Encerramento do Curso do Sistema Nacional...
Encerramento do Curso do Sistema Nacional – CEDEC

“Com o conhecimento adquirido no curso, posso pôr em prática e compartilhar com os futuros técnicos da defesa municipal de Maracanã, além de ajudar a definir e buscar recursos”, enfatizou Evani Do Espírito Santo, contadora da Prefeitura de Maracanã e participante da segunda etapa do Programa Nacional de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil, que encerrou no dia 12 de maio. O programa trabalhou os Módulos III (Resposta) e IV (Reconstrução) e deu início no dia 8 deste mês.

Segundo Evani, através de visitas da Defesa Civil Estadual, percebeu-se a importância de uma Coordenadoria Municipal de Defesa e Proteção Civil no município, o curso é justamente para adquirir conhecimento para construir a futura COMPDEC. “Agora podemos fazer uma melhor fiscalização, pelo bem coletivo, da própria população”, afirma a contadora.

O curso abordou temas essenciais para o fortalecimento do Sistema nacional de Proteção e Defesa Civil (SIMPDEC), desde conhecimento sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil  à Preparação para Resposta a Nível Local, a finalidade é capacitar os participantes a atuar nas situações de desastres, prestando socorro, contribuindo no restabelecimento e assistência da área e famílias afetadas.

A turma que participou do evento, foi composta em sua maioria por Gestores Municipais e Estaduais dos municípios de Acará; Alenquer, Abaetetuba; Baião; Curuçá; Castanhal; Eldorado dos Carajás; Santarém; Santa Cruz do Arari; Redenção; Muaná; Maracanã; Tucumã e Goianésia do Pará.

Para Raimundo Viana, outro aluno do programa, é necessário esse aprendizado para prevenção e ações em momentos de urgência. “O crescimento é contínuo, o curso é importantíssimo para ampliação de conhecimento e resposta”.

Texto:CEDEC

Fotos: Sargento Carlos

Skip to content