Defesa Civil Nacional realiza capacitação de agentes municipais na região oeste do Pará
Publicado: 24 de abril de 2017 - Hora: 14:55

Defesa Civil Nacional realiza capacitação de agentes municipais na região oeste do Pará

Como parte da programação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, ocorreu no período de 03 a 07 de abril em Santarém, oeste do Pará, no auditório do Ministério Público Estadual, a Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil, que no âmbito geral objetivou o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, através da Formação de Formadores em todos os Estados e no Distrito Federal.

Entre instrutores, coordenadores e agentes representantes dos Municípios que compõem a Região Oeste do Pará, participaram do evento 41 pessoas. Dentre estes Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa (de abrangência da 4ª REDEC, sediada no 4º GBM/Santarém), Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão (de abrangência da 5ª REDEC, sediada no 7º GBM/Itaituba).

Em primeiro momento, a capacitação, que ocorreu paralelamente em Belém, Marabá e Altamira, visou preparar e qualificar os coordenadores e agentes de Defesa Civil recentemente nomeados em seus municípios, para atuarem em situações de risco, principalmente os decorrentes do período de chuvas e enchentes que atingem a região. A partir daí os agentes passaram a ter o conhecimento sobre a importância da Defesa Civil e como proceder nas ações de proteção através das coordenadorias das quais fazem parte.

A capacitação foi ministrada pelo Major BM Diógenes Madeira de Oliveira, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, pelo Cabo BM Rogério da Cunha Brito, da Coordenadoria Estadual de Defesa do Pará e Supervisionada pelo Sr. Arão Lúcio de Carvalho, Assistente Técnico de Defesa Civil do Distrito Federal, com o apoio logístico da 4ª Regional de Defesa Civil (REDEC) sob a coordenação do Tenente-Coronel BM Luís Cláudio Rêgo dos Santos.

Ao final houve uma pequena confraternização e o Major Diógenes, que é oriundo do Estado do Tocantins e nunca tinha vindo à região, foi só elogios ao evento, à coordenação e à interatividade dos participantes: “Realmente fiquei muito impressionado não só com a beleza da região, mas com a participação, o interesse em obter o conhecimento dos assuntos que foram abordados e a forma carinhosa como fomos recebidos por todos. E posso dizer que este curso está entre os melhores dos quais pude participar. ”

 

Texto e fotos: Sgt BM Quemel/5ª Seção do 4º GBM

Compartilhar: