DEFESA CIVIL DO ESTADO REALIZA AÇÕES DE ASSISTÊNCIA E RESPOSTA ÀS VÍTIMAS DA ENXURRADA NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS
Publicado: 17 de abril de 2018 - Hora: 10:17

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. DEFESA CIVIL DO ESTADO REALIZA AÇÕES...
DEFESA CIVIL DO ESTADO REALIZA AÇÕES DE ASSISTÊNCIA E RESPOSTA ÀS VÍTIMAS DA ENXURRADA NO MUNICÍPIO DE PARAGOMINAS

Equipes de Defesa Civil com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) encontram-se atuando no município de Paragominas, com o objetivo de atender a população que foi vítima de uma enxurrada em consequência das fortes chuvas que atingiram a região do rio capim do Estado na madrugada de quinta-feira (12).

Após a ocorrência do desastre a guarnição comandada pelo Coordenador Adjunto da Defesa Civil, Coronel Francisco Cantuária, composta por 09 técnicos da Defesa Civil, 02 militares do Comando Operacional, 43 militares do 1º Grupamento Proteção Ambiental (GPA), 03 militares da equipe de busca e resgate em estruturas colapsadas (1º GBS) e 03 mergulhadores de resgate 1º Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) começaram a dar a resposta ao desastre no município que se encontra em situação de emergência, tendo o apoio da Prefeitura municipal de Paragominas, Policia Militar, Polícia Civil e outros órgão estaduais e municipais.

Assim que a equipe chegou a cidade foi realizada a implantação do Sistema de Comando de Ocorrências, sendo criado uma Sala de Situação na Sede da Prefeitura, com o objetivo de gerenciar e direcionar as ações de respostas ao desastre, tendo como foco principal o socorro às vítimas  impactadas, assistências às pessoas que se encontram desabrigadas e desalojadas e o restabelecimento de serviços essenciais.

O comandante do 1º Grupamento de Proteção Ambiental, Tenente Coronel Luís Cláudio, relata que: “A força tarefa que vem sendo realizada no município é fundamental para que a população afetada receba uma resposta rápida para que a cidade retorne a sua rotina normal”.

Um dos danos da enxurrada foi o rompimento da PA 256, na região do Km 12, ficando o trecho completamente bloqueado para o trânsito. Conforme previsão do engenheiro da Secretaria de Estado de Transportes, Wallace Gaspar, a mesma poderá ser liberada já na próxima quinta-feira (19).

Outra ação que será iniciada nos próximos dias pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda será a expedição de documentos para as pessoas afetadas como identidade, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor, tendo também o fornecimento de cestas básicas, roupas, remédios, vacinas e água.

Dados levantados no último domingo, (15), apontam 1070 famílias atingidas, 58 famílias desabrigadas, 17 casas interditadas, 02 vítimas fatais e nenhuma pessoa desaparecida até o momento. O Subcomandante Operacional Tenente Coronel Pinheiro, encontra-se na cidade de Paragominas, e afirma que as guarnições do CBMPA estão em pronto emprego com equipes especializadas para possíveis ocorrências.  

 

Texto: Capitão QOBM Rangel
Edição: Ascom CBMPA
Fotos: Sargento C.Augusto e Cabo Raildo

 

 

Skip to content