Defesa Civil do Estado promove curso de combate a incêndios urbanos em Santarém
Publicado: 8 de novembro de 2017 - Hora: 12:33

Defesa Civil do Estado promove curso de combate a incêndios urbanos em Santarém

Na unidade-escola do 4º Grupamento de Bombeiros Militar do Pará, localizado em Santarém, 28 militares participam da primeira edição do curso de “Combate contra incêndios urbanos”, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

As instruções iniciaram ontem, 6, e prosseguem até 14 de novembro, dia da Solenidade de entrega dos certificados e brevês. Cinco bombeiros militares compõem a equipe de instrutores: tenente-coronel Eduardo Neto, capitão Marcelo Santos, subtenente César Augusto, cabo Nelson Monteiro e soldado Maurício Sidônio.

As instruções estão ocorrendo nos três turnos, com aulas práticas e teóricas, sendo realizadas em percursos de simulação, montados, dentro e fora do quartel.

De acordo com o capitão Marcelo Santos, a participação dos militares no curso de capacitação será essencial para um trabalho ainda mais completo, tanto na categoria de resgate, quanto na assistência às vítimas e a familiares em eventuais ocorrências.

“É interessante que os alunos tenham conhecimento da parte que envolve a proteção e Defesa Civil, pois a resposta à um desastre não é somente uma fase, você precisa salvar as pessoas e também dar a assistência às famílias que estão envolvidas, neste caso”, disse o instrutor.

E complementa: “É de interesse da Defesa Civil formar pessoas capacitadas a dar respostas a um incêndio urbano, no caso específico do curso, mas que também saibam gerenciar as ações por trás da situação”.

O comandante do 4º GBM, tenente-coronel Claudio dos Santos destaca a importância das políticas de descentralização por parte da gestão Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). “Importante que a Política de Segurança contemple as unidades do interior com cursos desta natureza, capacitando e melhorando a qualidade dos serviços prestados à sociedade”, frisou.

Por Vanessa Campos 5º seção, 4º GBM

Compartilhar: