Defesa Civil do Estado promove curso Básico de Intervenção e Desastres
Publicado: 23 de maio de 2018 - Hora: 09:40

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Defesa Civil do Estado promove curso...
Defesa Civil do Estado promove curso Básico de Intervenção e Desastres

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) está promovendo desde o dia 21 até 24 de maio, o Curso Básico de Intervenção e Desastres, que está sendo realizado no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização – CFAE, em Ananindeua, neste primeiro período, o curso está sendo direcionado aos militares das unidades do interior do Estado. Num segundo momento, no período de 5 a 7 de junho, será voltado aos militares da região metropolitana de Belém.

A ação tem como objetivo capacitar e orientar os militares da região metropolitana e do interior do Estado a respeito do ciclo de gestão de Riscos e Desastres, cumprir as políticas e diretrizes necessárias para promover ações de Defesa Civil, bem como, possibilitar conhecimento técnico aos efetivos do Corpo de Bombeiros para o monitoramento de ameaça e vulnerabilidade nos municípios, além de fortalecer o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil no Estado do Pará.

A Metodologia de Ensino se desenvolverá por meio de aulas expositivas, práticas e vivenciais, com debates, palestras, demonstrações e visitas ministradas pelos técnicos da Defesa Civil do Estado.

A grade curricular aborda: Contextualização Histórica da Proteção e Defesa Civil, Gestão de Riscos e Gerenciamento de Desastres, Processo de Decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, Orientação sobre o S2ID e Orientação para implantação de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMPDEC.

Ao final do curso, a avaliação do docente será realizado através de questionários estruturados pela Cedec. Já a avaliação do curso será por meio de uma ficha avaliativa, onde os alunos irão ressaltar os pontos positivos e negativos a fim  de melhorar cada vez mais a ação.

Texto: Ascom CBMPA

Fotos: Cedec

Skip to content