Defesa Civil discute sobre monitoramento, combate e prevenção às queimadas no verão amazônico
Publicado: 22 de setembro de 2017 - Hora: 13:26

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Defesa Civil discute sobre monitoramento, combate...
Defesa Civil discute sobre monitoramento, combate e prevenção às queimadas no verão amazônico

É no Verão Amazônico que os focos de incêndio e queimadas se intensificam no Estado, principalmente no Sul e Sudeste do Pará, o clima seco nessa época do ano favorece essas ocorrências e, para pensar sobre modos de melhorar o monitoramento, combate e prevenção às queimadas, o Coordenador Adjunto da Defesa Civil do Estado, Coronel Francisco Cantuária, reuniu na manhã desta quinta-feira,21, com militares da Polícia Ambiental – BPA e representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), para discutir a cerca do trabalho e planejamento futuros que serão elaborados para integrar as informações entre esses órgãos e aprimorar ações em conjunto na prevenção dessas ocorrências.

O objetivo da reunião, neste primeiro momento, é coletar informações a cerca do funcionamento de cada órgão, como estão trabalhando, quais suas competências e as dificuldades que podem ser resolvidas a partir da sincronização do trabalho e ações posteriores.

Durante a reunião foi frisada a importância da comunicação entre as secretarias municipais, levando em consideração que o município reconhece e está mais próximo à realidade, tais como as COMPDEC’S. “É indispensável o trabalho e a participação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros dos municípios”, ressaltou Márcio Gomes Lopes, que esteve na reunião representando o Censipam, órgão que visa a proteção, inclusão social e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Ao fim da reunião, o Cel. Francisco Cantuária destacou que o trabalho de combate continuará e afirmou que a Defesa Civil dará todo o apoio necessário para a execução do planejamento.

Por Ascom CEDEC

Skip to content