Curso de capacitação para adestramento de cães é realizado em Santarém no 4º GBM
Publicado: 18 de outubro de 2017 - Hora: 12:19

Curso de capacitação para adestramento de cães é realizado em Santarém no 4º GBM

 

Em Santarém, o 4° Grupamento de Bombeiro Militar e Alpha Cursos Realizaram curso de Operações K-9 que se iniciou no dia 14, (sábado), no quartel do 4º GBM, com treinamentos nos períodos de manhã e tarde até o dia 16 de outubro, quando aconteceu a solenidade de encerramento do curso e entrega de certificados.

De acordo com o instrutor da Alpha Cursos K-9, Joavan Ferreira, o resultado positivo desta primeira edição em Santarém traz grande satisfação para toda a equipe, que contou com quatro instrutores no total. “A proposta do curso é voltada para situações de adestramento de cães, dentro de um sistema moderno de treinamento bem técnico. Foi muito positiva a avaliação do evento em Santarém, pela grande estrutura que tivemos disponível no Corpo de Bombeiros, proporcionando todos os ambientes necessários e importantes para realizar o trabalho. Dentre todos os eventos que fizemos, esse foi de altíssimo nível, os alunos foram fundamentais, mostrando grande interesse por todas as instruções, a estrutura e a turma muito interessada em aprender, foi fundamental para o sucesso do curso”, ressaltou.

As instruções teóricas foram realizadas em sala, com apresentações em slides para a base do treinamento, já os desafios práticos, aconteceram no espaço do quartel em percursos montados pelos militares do 4º GBM, sob acompanhamento do instrutor e responsável pelo Canil Militar, soldado BM Carvalho. Estes percursos foram desenvolvidos para simular situações de trabalhos a serem realizados com os cães, como combates, resgates e salvamentos em estruturas elevadas ou colapsadas, obediência motivacional, faro para apreensão de entorpecentes, guarda e proteção.

De acordo com participantes, o curso superou expectativas e os mesmos já aguardam as próximas edições. “O curso foi muito mais do que esperávamos, foi a união perfeita da teoria e prática sobre cuidados e comportamentos, que nos faltava para conhecermos melhor nossos “peludos”. Iniciamos apenas como leigos, levamos o Jerry Lee (Pastor Alemão e 1,5 anos) e por fim levamos a Sasha também (Pastor Alemão de 3 anos). De início, a reação deles foi o que imaginávamos: latidos, rosnados e aquele estresse de todo passeio, mas foi só começar o curso e usar com eles as dicas que os instrutores passavam, que os cães pareciam mudar da água para o vinho. Incrível! A obediência, a socialização com as pessoas, com os outros animais e a calmaria parece que imperavam nas atividades, claro, não deixando apagar o instinto protetor que sempre tiveram. Amamos o curso, certamente faremos o avançado assim que tiver”, disse Inathaly e Rodrigo, que participaram pela primeira vez de um curso de capacitação para adestramento de cães.

Ao final do quarto e último dia de curso, (16), aconteceu a solenidade de encerramento, que foi marcada por agradecimentos e comemoração pelo sucesso do trabalho em equipe durante os treinamentos.

Após a fala do comandante do 4º GBM, tenente-coronel Cláudio, ressaltando a importância do curso de capacitação para o trabalho integrado entre os Órgãos de Segurança Pública com o uso de cães em suas guarnições, e parabenizando os instrutores pelo sucesso, os 32 participantes da primeira edição do Curso de Operações K-9 em Santarém, receberam com muita honra, seus Brevês e Certificados de conclusão do curso.

Por 4° Grupamento Bombeiro Militar – Santarém

Veja mais fotos: http://bit.ly/2yA7YJ9

Compartilhar: