Corpo de Bombeiros treina voluntários para combater incêndios florestais
Publicado: 11 de outubro de 2017 - Hora: 11:48

5. Corpo de Bombeiros treina voluntários para...
Corpo de Bombeiros treina voluntários para combater incêndios florestais

Trinta servidores públicos municipais e lideranças comunitárias concluíram a capacitação de prevenção e combate a incêndios, principalmente em áreas de floresta. O curso foi realizado no município de Alenquer, com a supervisão do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, com sede em Santarém e que atende aos municípios da região do Baixo Amazonas.

A ação realizada pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Prefeitura de Alenquer, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, vai permitir a criação de uma brigada voluntária de combate a incêndios.

De acordo com o 4º GBM, a capacitação foi dividida em aulas teóricas e práticas. Na parte teórica, os voluntários tiveram conhecimentos básicos a respeito dos seguintes temas: legislação aplicada a incêndios; equipamentos e materiais empregados no combate a incêndios florestais; sistema de combate e atribuições dos componentes da brigada.

Na parte prática foi realizado um simulado de combate a incêndio florestal, onde os participantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas. Os voluntários tiveram noção sobre deslocamento com os equipamentos, organização de Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) e métodos de combate – direto e indireto.

A Defesa Civil do município de Alenquer avaliou de forma positiva o treinamento e a parceria com o Corpo de Bombeiros, já que nos últimos dias foram notificados vários registros de ocorrências de queimadas em áreas de vegetação, provocadas pelo tempo seco e com o reforço de práticas irregulares.

Por Samuel Alvarenga