Corpo de Bombeiros realiza o 2° Pedal do Fogo
Publicado: 12 de julho de 2017 - Hora: 09:23

5. Corpo de Bombeiros realiza o 2°...
Corpo de Bombeiros realiza o 2° Pedal do Fogo

Na manhã deste domingo, 25, ocorreu no Portal da Amazônia o 2° Pedal do Fogo. O evento iniciou às 07h, e fez parte da semana de prevenção alusiva ao aniversário nacional dos bombeiros.

Em seu segundo ano, o Pedal do Fogo vem promovendo o aleitamento materno. Campanha pela doação de leite humano, em apoio ao Projeto Bombeiros da Vida. O Pedal também tem o objetivo de incentivar à mudança de hábitos, a promoção de atividades físicas e adoção de estilo de vida mais saudável.

O Capitão Leonardo Sarges, foi um dos Coordenadores do evento e destacou sobre a importância do mesmo abraçar causas sociais. “É importante você pensar no outro e o Corpo de Bombeiros é uma corporação muito humanista. O Pedal do Fogo abraça a causa com muita satisfação e traz a chamada social para que nosso projeto possa aumentar ainda mais e que as pessoas tenham o conhecimento da importância e necessidade de ajudar alguém, além de incentivar o aleitamento materno, ele traz o sentimento que o Bombeiro possui que é “vidas alheias e riquezas salvar”. Não há um bem maior que salvar vidas e o pedal do fogo também promove isso”, ressaltou o Capitão.

O evento beneficiente reuniu cerca de 3.000 mil participantes e teve um percurso de 20,3 km que passou por diversos cartões postais da cidade, conforme mostra percurso abaixo.
Percurso: a largada foi dada no Portal da Amazônia com a Tv. Osvaldo de Caldas Brito que passou pela Rua dos Mundurucus, Av. José Bonifácio, Av. Duque de Caxias até a Av Dr. Freitas dando retorno na Av Duque de Caxias, passando pela Av Antônio Barreto. Em seguida a rota seguiu pela Av. Visconde de Souza Franco, Av. Marechal Hermes, Av. Presidente Vargas, Av Serzedelo Corrêa, Av conselheiro Furtado. Em seguida na Rua Arcipreste Manoel Teodoro (Praça Amazonas), a Rua Cesário Alvin e finalizando no portal da amazonia. Após a chegada dos competidores teve sorteio de prêmios e momentos de comunhão.
A Capitã Patrícia que participa pelo segundo ano consecutivo foi agraciada com uma bicicleta através do sorteio. “Eu já pedalo com minha filhinha desde que ela tinha 6 meses e na edição passada ela veio comigo e esse ano trouxe minha sobrinha que deu sorte de tirar meu nome no sorteio e pude ganhar esse presente maravilhoso. Felizmente consegui terminar o percurso, foi um pouco difícil devido eu estar com a minha sobrinha, mas deu tudo certo e ano que vem participarei novamente”, afirmou a Capitã.

Na primeira edição do evento foram arrecadados mais de 2.000 kg (dois mil kilos) de alimentos não perecíveis que foram distribuídos para comunidades carentes no bairro da Campina, Icoaraci e para o abrigo João de Deus. No 2° Pedal do Fogo foram arrecadadas fraldas descartáveis que irão ser distribuídas em comunidades carentes da Capital.

Nesta segunda edição do evento o objetivo foi incentivar o aleitamento materno, a Sargento Rubenita, coordenadora do Programa Bombeiros da Vida reforça a importância da doação do leite humano. “A valorização dos Bombeiros da vida, o trabalho de busca, de sensibilizar a sociedade, de servir e cuidar. Que possamos ter mais ligaçoes e mais conscientização da doação de leite e o principal que é salvar vidas de crianças que necessitam desse serviço”. Para doar, é preciso se cadastrar no banco de leite direto na Santa Casa ou pelos sites da Santa Casa (www.santacasa.pa.gov.br) e do Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.pa.gov.brtambém é possível fazer o cadastro pelos números 4009-2312 ou 4009-0375“, disse a Coordenadora do Programa Bombeiros da Vida.

Em nome do Comandante Geral, o Sub Comandante Coronel Lima disse que: “O pedal do fogo faz parte da semana de prevenção que antecede o dia nacional do Corpo de Bombeiros e é um evento que congrega o bombeiro e as pessoas que gostam de pedalar de bicicleta, e essa foi uma forma de trazer a sociedade pra dentro da instituição, com objetivo de mostrar o que fazemos e qual a nossa missão na corporação. Agradecemos a Deus de podermos socializar e estarmos aqui todos juntos e que todos estejam felizes, espero vocês no próximo ano”, finalizou o Coronel.
O evento contou com a participação da banda de música do CBMPA, e da colaboração da empresa de comunicação Liberal e do Governo do Estado.
Por Carlos Yury
Revisão: Soldado Damasceno