Corpo de Bombeiros realiza I Seminário de Inteligência
Publicado: 2 de fevereiro de 2018 - Hora: 15:00

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Corpo de Bombeiros realiza I Seminário...
Corpo de Bombeiros realiza I Seminário de Inteligência

 

Militares do Corpo de Bombeiros participaram do “I Seminário de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará” promovido pela BM2, nesta sexta-feira, 02, no auditório do Comando Geral do CBM. A programação do evento tratou sobre atividades de inteligência operacional, o acesso e produção de informações e a integração dos bombeiros.

O “I Seminário de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará” contou com a presença do Comandante Geral, Coronel Zanelli Nascimento, Oficiais Superiores, Intermediários, Diretores e Sub Diretores, Comandantes de Sub Comandantes de Unidades e o Delegado Rogério Morais.

A 2ª seção do Estado Maior Geral tem por missão institucional assegurar a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, por intermédio dos órgãos que o compõem, garantindo a integridade e a segurança do cidadão, salvando vidas, defendendo o patrimônio e protegendo o meio-ambiente dentro dos limites deste grande Estado de dimensões continentais. E, tem como objetivo: planejar, organizar, coordenar e executar as atividades de Inteligência e de Contra Inteligência no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, além de assessorar o Comandante Geral através das produções de conhecimentos, à tomada de decisões em níveis estratégicos, relativos a fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre o processo decisório, a segurança de pessoal, áreas e instalações da Corporação, abrangendo os campos internos e externos, o segmento inteligência é voltado para a produção de conhecimentos e se utiliza de todas as fontes disponíveis.

A 2ª seção compõe o SISBIN – PA (Sistema Brasileiro de Inteligência) que tem como objetivo: integrar as ações de planejamento e execução da atividade de inteligência do País, com a finalidade de fornecer subsídios ao Presidente da República nos assuntos de interesse nacional.

No primeiro momento a mesa foi composta pelo Wando Dias Miranda, mestre em Ciência Política, no uso de sua palavra falou da história do Serviço de Inteligência e a importância dela na gestão pública, o Roberto Magno Reis Neto, (Especialista em Atividade de Inteligência e Conhecimento) ministrou sobre a rede de acesso à informação e o Antônio Claudio Farias da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) falou sobre a produção de conhecimento: “reproduzir conhecimento para assessorar o processo decisório com conhecimento úteis, imparciais e oportunos. É importante ter um Centro (2ª Seção) de Inteligência dentro de uma Corporação enorme como essa, por ter diversas unidades espalhadas pelo Estado que sarão fundamentais no processo que permite um fluxo constante de informações que possam subsidiar todas as tomadas de decisões”.

Em segundo ciclo, o seminário recebeu os militares do Corpo de Bombeiros, o Tenente Coronel Aristides Furtado ministrou sobre a integração dos Bombeiros e Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, o Capitão Eden Neruda fez a apresentação da BM2 (Segunda Seção) e como é realizado o trabalho dentro do CBM. O Tenente Coronel Saulo Lodi pontuou sobre as atividades operacionais de levantamento de campo, “é importante verificar o ramo que será operado, onde vai ser aplicado juntamente com o processo de inteligência, os princípios básicos das operações, como deve ser fechado o perfil de inteligência e a forma adequada de colocar no relatório. São elementos importantes para um levantamento de campo”, pontuou.

No término de cada seção, os palestrantes foram agraciados com o certificado de agradecimento por fazerem parte do “I Seminário de Inteligência do Corpo de Bombeiros Militar do Pará”.

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos César (Colaboração Carol Farias)

Skip to content