Corpo de Bombeiros promove Seminário de salvamento veicular
Publicado: 7 de junho de 2018 - Hora: 11:55

5. Corpo de Bombeiros promove Seminário de...
Corpo de Bombeiros promove Seminário de salvamento veicular

Veja mais fotos aqui

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará deu início nesta manhã, 07, o “I Seminário de Salvamento Veicular do CBMPA” e a “VII Reunião da Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV)”. Os dois eventos ocorrem simultaneamente com objetivo de reunir bombeiros militares de demais Estados para debater táticas e técnicas de salvamento veicular e a utilização da roupa de proteção.

O primeiro momento ocorreu na manhã de hoje no Salão Nobre do quartel do Comando Geral com o palestrante Capitão Fábio Contreiras do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro que ministrou sobre o CONASV e contextualização do salvamento veicular com aplicação de táticas e técnicas, e sobre os paradigmas do uso da roupa de proteção individual em atividades de salvamento veicular.

Visando oferecer um auxílio de alto nível técnico que possa garantir o melhor prognóstico e maior segurança para as vítimas envolvidas em acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará traz profissionais da Comissão Nacional de salvamento Veicular (CONASV) para debater sobre o assunto e realiza um trabalho de integração das corporações de bombeiros do país.

De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o acidente automobilístico é a primeira causa de mortes por trauma no mundo. Os dados de 2010 registraram 1,24 milhões de pessoas envolvidas em acidente veicular, que corresponde 2,1% de todos os óbitos registrados.

O atendimento pré hospitalar atende acidentes automobilísticos, veículos automotores, acidentes envolvendo ciclistas e pedestres, fraturas ocasionadas por quedas, trabalho de parto, acidentes causados com armas de fogo e arma branca que tem crescido nos últimos anos e são responsáveis por um crescimento nas estatísticas.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Subcomandante Geral Coronel Augusto Lima, Coronel Marcus Norat do Comando Operacional, o Comandante do 1° GBM Tenente Coronel Eduardo Neto, Major Cileia Mesquita representante da Defesa Civil Estadual e o Tenente Coronel Luiz Bruno do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

No decorrer do evento também serão ministrados temas como: Desafio Estadual de Resgate Veicular e Incêndio veicular, abordagem sobre risco e procedimentos de segurança em operações.

Programação do I Seminário e VII Reunião da CONASV

Sexta-feira – 08/06

08h – Desafio Estadual de Resgate Veicular e a influência  na doutrina operacional do CBMSC 1ª Ten BM Bruno Lazarin Koch

09h –  Angulo Zero – Cap BM Felix