Corpo de Bombeiros participa da Semana da Saúde na Universidade do Estado do Pará
Publicado: 19 de maio de 2018 - Hora: 00:21

5. Corpo de Bombeiros participa da Semana...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) a convite da Universidade do Estado do Pará (UEPA) participou, nos dias 17 e 18 deste mês, da XII Semana da Saúde realizado no campus Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, localizado na Avenida Almirante Barroso, onde palestrou sobre prevenção e abordagens para acidentes rodoviários e náuticos. Militares do Grupamento Marítimo e Fluvial (GMAF), Grupamento de Busca e Salvamento e Socorro e Emergência(GBS/GSE) abordaram temáticas que os futuros profissionais  de saúde deverão vivenciar ao longo da carreira.

Militares do Corpo de Bombeiros pontuaram durante a palestra,  realizada na tarde de sexta-feira (18),  a prevenção de acidentes de trânsito na rodovia, no qual alunos da área de saúde puderam compreender as causas e conseqüências dessas ocorrências para a sociedade, bem como, a atuação do CBMPA em acidentes na estrada.

“O tema é de grande relevância em razão  que os acidentes de trânsito respondem por grande parte das mortes no Brasil e também no mundo”, frisou o Subcomandante do GSE, Major Jairo Silva Oliveira.  Sobre esse tipo de ocorrência a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que o Brasil é o 5º país do mundo em mortes no trânsito.

De acordo com o sargento do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), Aguinaldo Souza, o papel  do Corpo de Bombeiros, na ocorrência de acidente em rodovia,  no primeiro momento é realizar a abordagem com avaliação dos sintomas em relação ao acidente, se possível retirar a vítima do veículo e em seguida levá-la ao hospital.

Sobre o trabalho desenvolvido pelos grupamentos do CBMPA, os estudantes dos cursos de enfermagem, fisioterapia e medicina, durante a Semana da Saúde da UEPA, conheceram como os militares realizam os procedimentos dos  atendimentos em casos de acidentes náuticos e rodoviários.

Para a estudante de fisioterapia, Ana Caroline Barbosa, essas  informações passadas pelo Corpo de Bombeiros é relevante para os alunos da área da saúde: “Podemos ver a questão dos primeiros socorros que aprendemos, mas agora podemos perceber  de forma mais prática no dia a dia, porque os militares ensinaram  como proceder no primeiro atendimento ”, explicou.

O ginásio da Universidade do Estado do Pará, localizado na Almirante Barroso, também recebeu alguns equipamentos/ferramentas  que o Grupamento Marítimo Fluvial utiliza em  ocorrência de acidentes.  Militares do grupamento ainda realizaram palestra acerca dos atendimentos em naufrágios no Estado e o trabalho em conjunto com os diversos órgãos públicos. “Aqui na Semana da Saúde da UEPA nós estamos plantando uma semente. Porque o futuro profissional da área da saúde vai saber atuar e ajudar o corpo de bombeiros, com isso a ocorrência irá ocorrer de forma mais tranqüila e dinâmica”, frisou o Comandante do Grupamento Marítimo Fluvial, Capitão Marcos Scienza.

Texto: Ascom CBMPA
Fotos: Joyce Assunção