Corpo de Bombeiros orienta sobre uso correto de fogos de artifício
Publicado: 25 de maio de 2017 - Hora: 12:01

5. Corpo de Bombeiros orienta sobre uso...
Corpo de Bombeiros orienta sobre uso correto de fogos de artifício
O Corpo de Bombeiros começou a intensificar as vistorias nos estabelecimentos que comercializam fogos de artifício em Belém. As fiscalizações são feitas durante o ano todo mas é no período da festas de São João que as vistorias são reforçadas. São verificadas também as condições dos equipamentos de combate a incêndio, como extintores, sinalização e iluminação de emergência.
É preciso estar atento na hora da compra dos fogos de artifício. É necessário verificar se o estabelecimento tem o certificado de licença emitido pelo Corpo de Bombeiros ou do Exército Brasileiro que é o responsável pelo controle, essa autorização precisa estar impressa na embalagem. Quando o artefato é comprado em locais clandestinos não há certificação de que o produto foi testado ou está apto para o uso. Toda embalagem contém informações do fabricante com orientações para que não aconteça algum tipo de acidente. É fundamental averiguar a data de validade dos artefatos.

O que vai garantir que o produto é de segurança são os testes feitos no artefato, os locais de compra, na própria embalagem inclui as limitações do produto, as informações necessárias para o uso contida na embalagem. É de extrema importância que o selo do Inmetro esteja presente na caixa do produto.

O consumo de bebida alcoólica e fogos de artifício é um risco muito grave, é uma combinação perigosa. “É extremamente proibido fazer isso, se a pessoa estiver tomando medicamento controlado, se ingeriu bebida alcoólica ela não vai estar com o equilíbrio emocional controlado para fazer o manuseio deste artefato, não indicamos conciliar os fogos de artifício com bebida alcoólica”, afirmou o Capitão Moura.

A cada 10 pessoas que soltam fogos, 1 (uma) acaba se acidentando. Em caso de queimaduras, a vítima deve solicitar uma viatura resgate, através do 190. Para aliviar a dor, deve-se mergulhar a parte queimada em água corrente e não utilizar produtos como creme dental e manteiga. O auxílio médico precisa ser solicitado com urgência.

Os fogos de artifício são tradição em várias datas comemorativas, mas também podem ser um perigo se não forem usados da maneira correta. Segundo o Corpo de Bombeiros, cuidados básicos podem evitar acidentes:

Referente ao manuseio, nós orientamos que o comprador do produto leia as dicas de instruções presente na caixa, pois cada fogos de artifício tem uma forma diferente no manuseio e o próprio fabricante informa na embalagem;

De forma alguma use/solte o rojão com as mãos, na própria embalagem vem o suporte de apoio para o uso do foguete;

Deixar o rojão fixo na base para que não aconteça de derrubar e não haja um grave acidente, então certifique-se que a base do rojão esteja firme;

Não soltar qualquer tipo de fogos em lugares fechados, embaixo de árvores, fiações elétricas ou perto de animais;

De maneira alguma crianças devem soltar quaisquer tipos de rojões.

Texto: V.C Carlos Yury

Fotos: Sgt Carlos