Corpo de Bombeiros Militar do Pará realiza demonstração operacional
Publicado: 20 de setembro de 2017 - Hora: 11:50

5. Corpo de Bombeiros Militar do Pará...
Corpo de Bombeiros Militar do Pará realiza demonstração operacional

Há 135 anos o Corpo de Bombeiros Militar do Pará trabalha em prol da vida. Com o lema “vidas alheias, riquezas salvar” os militares que compõem essa instituição, se especializam a cada dia para trabalhar com eficácia e de forma honrosa para a sociedade.

Na manhã da última terça-feira, 19, Bombeiros militares do Pará realizaram diversas atividades operacionais para demonstração e treinamento de tropa. As práticas foram realizadas no pátio do 1º Grupamento Bombeiro Militar- Cremação, com simulações de resgate, combate a incêndio e prevenção.

Estavam em exposição as viaturas de combate do CBMPA com capacidades para atender a diversas situações, como por exemplo, a plataforma de 70 metros utilizada para ocorrências em altura. A plataforma foi erguida e jatos de água foram jorrados para ilustrar uma situação de incêndio. O Major Arthur Vieira esteve à frente das demonstrações e explicou a importância de realizar atividades como essas. “É nesses momentos de treinamentos e demonstrações que o Corpo de Bombeiros coloca em evidência o seu poder operacional e técnico, como forma de dizer a população que estamos preparados para atender qualquer tipo de demanda”, explicou o Major.

Alguns dos recém-formados, Soldados BM 2017, estiveram no treinamento e participaram do circuito “reconhecimento de farda”, onde foi possível praticar as técnicas obtidas no Curso de Formação de Praças. O circuito exigia determinação, força e técnica. Em duplas, os soldados foram submetidos a simulações de combate à incêndio, salvamento terrestre e em altura.

Alunos do programa escola da vida realizaram simulações de ocorrências que podem acontecer durante o dia-a-dia. O Programa Escola da Vida é um programa de Responsabilidade Social do CBMPA, que tem como intuito oferecer as crianças informações, orientações, treinamento, educação e base de apoio para a formação do cidadão. O programa possui foco em diversas instruções para formação do cidadão, tais como: Noções básicas de primeiros socorros, educação física, ética e cidadania, prevenção e combate ao uso de drogas, prevenção a incêndios, entre outros.

Para quem está aprendendo, essas técnicas são empolgantes e estimulantes, é o que diz o aluno Wilson Ferreira, que há mais de 1 ano participa do programa. “Hoje eu participei da demonstração sobre vazamento de gás de cozinha e fico muito feliz em saber que estou preparado para lidar com esse tipo de situação. Graças a Deus eu nunca precisei usar as técnicas no meu dia a dia, mas se precisar, estarei pronto”, enfatizou Ferreira.

Arriscar a própria vida para salvar outras

O sargento Sérgio Mesquita realizou a prática de rapel descendo da plataforma de altura. Há mais de 23 anos como Bombeiro Militar, o sargento é colecionador de histórias de salvamento.

A ocorrência de salvamento de maior repercussão foi quando em um atendimento, um rapaz tentou se jogar de uma torre de energia. No momento da contenção o sargento, precisou se desprender do equipamento de segurança, para poder salvar a vida da vítima que estava em suas mãos.

“Essa é a minha história mais conhecida de salvamento e teve repercussão nacional. O cidadão estava prestes a cair e, eu tive que me soltar do equipamento de segurança para salvá-lo”. Mesmo depois de ter passado por essa situação o Sargento explica sobre os cuidados com a segurança do próprio bombeiro. “Antes de qualquer ocorrência é de extrema importância verificar todo o material e ter confiança no mesmo para poder executar a ação com êxito. Deve ser feito a ancoragem, checagem e demais ferramentas de segurança”, explicou o Sargento.

por Ascom CBMPA