Corpo de Bombeiros Militar do Pará é o primeiro no Brasil a adotar nova ferramenta para salvar vidas
Publicado: 22 de fevereiro de 2018 - Hora: 14:06

5. Corpo de Bombeiros Militar do Pará...

A tecnologia já faz parte da rotina de milhares de pessoas. A evolução alinhada ao aprendizado de práticas envolvendo o atendimento pré-hospitalar podem ser uma grande ferramenta para salvar vidas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará assinou um Termo de Cooperação para inserir um novo projeto de educação e inovação que vai ajudar a salvar vidas. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira, 22, no Comando Geral do CBMPA. “Esse é um passo que veio para beneficiar e agilizar o nosso processo, tendo em vista que o nosso tempo-resposta é o nosso maior aliado, então, tudo que vier para somar e trazer boas respostas são bem vindas”, salientou o Comandante Geral, Coronel Zanelli Nascimento.

Inovação – Em processo de testes, em breve será oficializado o lançamento do aplicativo para o uso propriamente dito. “Nós seremos a primeira Corporação do Corpo de Bombeiros no Brasil a usar a ferramenta. Nós também estamos no pré-lançamento do nosso novo sistema de ocorrências, na fase do término de desenvolvimento que vai facilitar nosso serviço referente ao cadastramento das ocorrências atendidas por nossa Instituição”, pontuou o Subdiretor de Telemática  Major Marcus Queiroz.

Após perder uma amiga em um atropelamento criminoso em São Paulo em 2016, a médica emergencista Adriana Mallet percebeu que o atendimento a urgências poderia ser melhorado. “A maioria dos solicitantes de serviços de urgência tem poucas informações sobre as vítimas e não é raro desconhecerem o endereço da ocorrência. Isso atrasa o atendimento em minutos decisivos em casos de trauma grave”, explica Adriana, que trabalha no SAMU de Limeira, no interior paulista.

O sistema de ocorrência é voltado para um novo serviço de tecnologia, e já está contemplado com certificados de ocorrência para o e-mail da vítima e sms, contempla também o mapa da quantidade de ocorrências, gravidade da ocorrência, fazer mancha de calor e etc. Vai ser uma mudança de paradigma tanto no atendimento quanto no despacho.

Com o app, totalmente gratuito, o atendimento de urgência é agilizado, o que pode significar a diferença entre a vida e a morte. “Em situações de traumas, falamos nos conceitos de ‘hora de ouro’ e ‘dez minutos de platina’, em referência ao tempo como fator decisivo para evitar a morte e reduzir sequelas”, explica a médica.

Sobre o app – O aplicativo 192 SMART nasceu de uma dor. Tornou-se possível graças ao apoio em rede. Por meio do aplicativo 192 SMART, gratuito para todos os usuários, qualquer pessoa pode fazer um chamado ao serviço de urgência de maneira rápida e inteligente. O app usa a exclusiva tecnologia SOSmart, que detecta colisões de forma automática. Com ela, o aplicativo pode realizar o chamado para o 192 mesmo que a vítima esteja inconsciente após um acidente.

O 192 SMART foi lançado oficialmente durante as atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização e de mobilização da sociedade civil sobre segurança viária. O app está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS. Ao baixar, o usuário preenche uma ficha com dados médicos básicos, como alergias, tipo sanguíneo, contatos de emergência etc. A partir daí, não precisa ter qualquer outra interação com a tecnologia.

Por Ascom CBMPA