Clima de comemoração dos 3 anos do 29º GBM
Publicado: 15 de maio de 2018 - Hora: 13:03

5. Clima de comemoração dos 3 anos...
Clima de comemoração dos 3 anos do 29º GBM

O quartel do 29º Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Moju, comemorou, no último dia 09, o aniversário do terceiro ano de criação da unidade, que teve como anfitrião do evento, o comandante do quartel, Major Orlando Farias. Durante a programação, foram homenageados o subtenente da reserva remunerada Lázaro, que recebeu um certificado de Bons Serviços Prestados ao Corpo de Bombeiros Militar  do Pará (CBMPA) e ainda, militares promovidos no último dia 21 de abril, os subtenentes Pelaes, Paixão, M. Aviz e o cabo Dias, que receberam os aplausos da tropa e dos civis presentes e o tradicional batismo nas novas graduações, com o banho de mangueira.

Para o início da comemoração do aniversário, foi celebrado um momento religioso, como forma de agradecimento e bênçãos ao efetivo da unidade, que contou com o recebimento da “Coroa do Divino Espírito Santo”, padroeiro da cidade, celebrado pelo Padre Ranilson Macedo. No evento, homenageou-se os parceiros do quartel do 29º GBM, que receberam do comandante da unidade, o certificado de “Amigo do Bombeiro”. O representante da prefeitura de Moju, Udimar Pereira, destacou a efetiva participação dos bombeiros no atendimento à comunidade mojuense: “É verdadeiramente um ato de bravura desses homens e mulheres que se doam”.

O comandante do 29º GBM, Major Orlando Farias, frisa a importância do aniversário do quartel: “Não poderíamos deixar essa data passar despercebida, vez que nossos serviços se tornaram essenciais aos cidadãos mojuenses. Cada ano de implantação é mais uma vitória de todos nós bombeiros que doamos nossas vidas em prol de uma profissão tão valorosa”. O Juiz da Comarca do município, Waldeci Gonçalves, destacou o trabalho desenvolvido pelo efetivo dos bombeiros no município de Moju, “abdicam de suas vidas, de suas famílias mas não abrem mãos de dedicar-se à sociedade”.

Ao final da cerimônia, em clima de confraternização foi oferecido aos presentes um coffee break. Na ocasião, estiveram presentes: representante da Prefeitura de Moju, Udimar Pereira; o  Juiz de Direito Titular da Comarca de Moju, Waldeci Gonçalves; Padre Ronilson Macedo, dentre outras autoridades civis e militares.

29º Grupamento Bombeiro Militar

O 29º GBM, conta hoje com um efetivo de 55 militares, entre oficiais e praças e possui 04 viaturas operacionais para o atendimento das ocorrências, no município. Além da atividade fim, a unidade também desenvolve um importante trabalho na área socioeducativa, por meio do Projeto Escola da Vida (PEV), que é um sucesso no município e, atualmente, conta com um quantitativo de 120 alunos, entre crianças e adolescentes, funcionando em dois turnos.

A Unidade dispõe também do efetivo Serviço de Atividades Técnicas (SAT) desenvolvido no município, de forma a intensificar os serviços de prevenção contra incêndio e pânico, dentre outros.

Texto e fotos: 29º GBM
Edição: Ascom CBMPA