CFP BM Pólo Santarém encerra disciplina de TMI com prática de operações florestais
Publicado: 25 de maio de 2017 - Hora: 13:18

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CFP BM Pólo Santarém encerra disciplina...
CFP BM Pólo Santarém encerra disciplina de TMI com prática de operações florestais

No dia 18 de maio de 2017 (quinta-feira), o 9º Pelotão do Curso de Formação de Praças BM 2017 (Pólo Santarém), participou de um simulado de Operações de Combate a Incêndio Florestal, finalizando a disciplina de Técnica e Maneabilidade de Incêndios, onde colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos nas instruções teóricas.

A prática teve início às 9h30, onde alunos embarcaram os materiais e equipamentos, e seguiram para o ponto de partida do simulado de deslocamento de tropa em Operações Florestais. A partir do momento em que a viatura Auto Transporte de Tropa 04 não possuiu mais condições de ter acesso via estrada de chão, iniciou-se o deslocamento (caminhada) com os materiais e equipamentos em vias não trafegáveis, com acidentes geográficos acentuados, até chegar em uma área nivelada onde foi realizado a confecção de aceiros e posterior queima controlada e combate, após 7 km de caminhada com todos os equipamentos.

A instrução de hoje, teve por objetivo exercitar a tropa de alunos a percorrer, através de estradas ou não, grandesdistâncias com os materiais e equipamentos florestais a serem utilizados em uma missão real. Serviu também para fortalecer o espírito de cooperação, de corpo, aprimorar a disciplina e elevar a moral desses jovens, tornando-os homens e mulheres mais vigorosos, resistentes e confiantes, afirmou o CabGalúcio, instrutor da prática florestal.

Após o deslocamento pela floresta, alimentação dos alunos, confecção de aceiros, queima controlada por parte dosinstrutores e posterior combate por parte dos alunos, iniciou-se o regresso ao 4º GBM, onde além dos 7 km nopercurso de retorno, continuou-se a caminhada, porém, agora em via urbana, por vias trafegáveis e sem acidentes geográficos acentuados (terreno nivelado), perfazendo um total no retorno ao 4º GBM de 12km, ocorrendo aliberação às 01h20min já no seguinte, após árduas missões durante todo o dia, sob sol intenso.

Para a aluna Raquel, “O dia de hoje foi um dia de superação. Colocamos na prática tudo o que foi repassado nas instruções teóricas. Diferente do incêndio urbano, onde as viaturas são deslocadas até o sinistro, estabelecem as linhas e iniciam o combate, no incêndio florestal é totalmente diferente. A viatura com água não entra na floresta. Até onde o acesso permite o Auto Transporte de Tropa segue. Após isso, é caminhar no meio da floresta, munido de todos os materiais e equipamentos florestais até chegar na área do incêndio. Até mesmo os materiais mais leves, após horas de caminhada, vão se tornando pesados devido ao cansaço físico. Mas o objetivo final foi alcançado, cumprimos com a missão. Parabéns aos meus companheiros de turma pela garra e determinação e também a equipede instrução envolvida na organização de tudo”.

A instrução contou com todo o apoio de militares possuidores do Curso de Combate a Incêndio Florestal na Amazônia e Brigada Florestal, socorristas, Unidade de Resgate e como de praxe, sendo acompanhada de perto pela Coordenação do Curso.

O CFP BM 2017 – 9º Pelotão, está sendo realizado nas dependências do 4º GBM/Santarém, com previsão detérmino no mês de Setembro de 2017.

Texto e Fotos: Coordenação CFP BM 2017 – Pólo Santarém

Skip to content