CBMPA recebe crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP)
Publicado: 6 de dezembro de 2017 - Hora: 11:34

5. CBMPA recebe crianças do Programa Forças...
CBMPA recebe crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP)

+ fotos

O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 100 crianças que fazem parte do Programa Forças no Esporte do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, na ocasião foram ministradas palestras de motivações, como são realizadas as atividades dos bombeiros e tarefas para as crianças desenvolverem o amor e a vontade em ser um militar.

Acompanhados pelo Sub Tenente Mário Barroso e auxílio do Cabo Deivison Guerreiro, do efetivo do 30º Grupamento Bombeiro Militar e Programa Escola da Vida, as crianças foram bem recebidas juntamente com os professores, monitores e militares do 2º Batalhão de Operações de Belém da Marinha do Brasil que desenvolvem o programa para mais de 100 crianças dividas em cinco escolas municipais na capital.

“O programa busca realizar o acesso à prática e à cultura do esporte e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, oferecemos ainda, alimentação saudável e de qualidade, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais e quem sabe um futuro militar, tudo isso com o objetivo de tirar as crianças da vulnerabilidade social”, pontuou o Sub Oficial da Marinha, Jesus Almeida.

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. O Ministério do Esporte é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários. Além de disponibilizarem as unidades militares, as Forças Armadas também oferecem serviço médico, odontológico e de assistência social, coordenadores, transporte e monitores. O projeto está presente em 92 cidades de todos os estados e do Distrito Federal, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. No total são atendidas mais de 20.000 crianças, jovens e adolescentes, de 6 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.

A aluna da Escola Parque Bolonha, Larissa Cavalcante, de 15 anos está no programa há dois anos e fala sobre a importância do PROFESP em sua vida “ele criou uma esperança de ser alguém melhor futuramente, a educação que eu recebi aqui, os ensinamentos que vão ser levados pra sempre, a influência do esporte, principalmente do vôlei e pretendo seguir a carreira militar”, afirmou.

Os alunos puderam conhecer como é realizado o trabalho dos bombeiros e o sentimento de servir a sociedade, as práticas e ferramentas utilizadas nas diversas ocorrências, os tipos de viaturas em que são realizadas os trabalhos de combate a incêndios e resgates, além de andarem nas viaturas para sentir a adrenalina de uma ocorrência, e instruções na mata do CBM. Palestras de motivações e tipos de atividades foram ministradas para os alunos com o objetivo de promover o trabalho militar e sua importância para sociedade, o desenvolvimento e habilidades desenvolvidas, além de fortalecer a união entre as forças armadas e de segurança.

Responsabilidade Social – O Corpo de Bombeiros Militar do Pará desenvolve um trabalho de responsabilidade social há mais de 19 anos, com base no Estatuto da criança e do adolescente e no plano de Segurança Pública.

O Programa Escola da Vida é um programa de Responsabilidade Social do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, que tem como intuito oferecer as crianças informações, orientações, treinamento, educação e base de apoio para a formação do cidadão. Com o foco em diversas instruções para formação do cidadão, tais como: Noções básicas de primeiros socorros, educação física, ética e cidadania, prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e coletiva, cuidados com a saúde bucal, educação ambiental, ordem unida, noções de prevenção a incêndios, nós e amarrações, educação no trânsito, palestras diversas, entre outros.

Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar contribui com a sociedade na formação básica do cidadão inserido na política social do Governo do Estado por meio do PROPAZ, e consequentemente com o Estado do Pará para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas.

Por Ascom CBMPA