CBMPA realiza no próximo final de semana a Operação Tiradentes II
Publicado: 10 de maio de 2018 - Hora: 11:53

5. CBMPA realiza no próximo final de...
CBMPA realiza no próximo final de semana a Operação Tiradentes II

Nos próximos dias, 11 e 12 de maio, o Corpo de de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realizará a Operação Tiradentes II, o evento é uma Operação Integrada, decidida na Primeira Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Brasil, realizada no período de 09 a 12 de abril, em São Paulo. Na ocasião decidiu-se articulação com as demais forças militares de cada Estado para realização de uma operação conjunta. O objetivo é implementar ações de segurança  e proteção à sociedade.

Entre as ações de segurança está a identificação de estabelecimentos prestadores de serviços que não estão em conformidade com as normas de prevenção contra incêndio e pânico. Com isso, o CBMPA visa também em todo o Estado definir responsabilidades e atribuições às Unidades Bombeiro Militar (UBMs) na execução dos serviços técnicos e operacionais.

Os militares, ainda, atuarão nos serviços operacionais de combate a incêndio, serviços de resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar. A parte técnica é responsável pelos serviços de vistorias e fiscalizações em estabelecimentos comerciais que serão realizadas no período da manhã e as vistorias em bares e boates no turno da noite. A operação tem como base para efetivação, a Lei Nº 13.425/17 que estabelece a prevenção e combate a incêndio em estabelecimentos, bem como, edificações.

O efetivo de militares estará distribuído em equipes que irão atuar nas regiões de Belém, Ananindeua, Icoaraci, Santarém, Itaituba, Marabá, Tucuruí, Parauapebas, Redenção, Barcarena Castanhal, Vigia, Salinópolis, Salvaterra, Moju, Cametá e Altamira. A ação ocorrerá nos seguintes turnos: 1º turno: 8h às 18h (11/05), 2º turno: 18h00 às 06h00 (11/05-12/05), 3º turno: 06h00 às 16h00 (12/05).

Porta-voz: Comandante Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Norat – Contato: 9.8899-6409 // Cel Hayman: 9.8899-6350