CBMPA realiza intensa programação em comemoração ao dia do nacional do bombeiro
Publicado: 13 de junho de 2018 - Hora: 14:39

5. CBMPA realiza intensa programação em comemoração...
CBMPA realiza intensa programação em comemoração ao dia do nacional do bombeiro

Em preparação ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 02 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realiza diversas atividades. A data que comemora 162 anos de existência de uma Instituição centenária,traz a memória dos militares a importância de cultivar as tradições históricas da corporação e preservar o interesse do bombeiro militar de servir à população.

Como forma de celebração o Corpo de Bombeiros promove uma extensa programação de atividades, como, por exemplo, olimpíadas profissionais, curso de combate a incêndio para a comunidade, seminário de atividades aquáticas, doação de sangue e o tradicional ato solene de comemoração que ocorrerá no dia 29 de junho, no Comando Geral do CBMPA.

As comemorações iniciaram no último dia 11 de junho com as Olimpíadas Profissionais Bombeiro Militar, onde, no período de 13 a 15 do mesmo mês, oficiais e praças das Unidades Bombeiro Militar (UBM) participarão da prova “Desafio Bombeiro de Aço”, que é uma competição com características das atividades operacionais. A finalidade é aferir o nível de treinamento e condicionamento físico dos profissionais responsáveis pelas atividades de preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio, que constituem a missão de bombeiro.

Na semana seguinte, 19 (terça-feira), às 09h, o CBMPA reúne militares da Região Metropolitana de Belém, para uma ação de amor ao próximo, no Hemopa, localizado na Travessa Padre Eutíquio, Batista Campos.

Já nos dias 20 e 21 de junho, das 08h às 12h, o Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) organiza o “Seminário de Atividades Aquáticas”, no Salão Nobre do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o evento tem como público-alvo, oficiais e praças que estarão envolvidos na Operação Verão 2018. E será aberto aos representantes das federações esportivas aquáticas.

Encerrando o ciclo de atividades, militares do Corpo de Bombeiros realizam o curso de “Combate a incêndio” para porteiros, moradores, sindicatos e escolas. O evento ocorre nos dias 26 e 27, respectivamente das 08h às 18h e 08h às 12h, no Centro de Atividades Técnicas.

Um dos momentos mais importantes das atividades é a abertura oficial da Operação Verão 2018, que acontecerá no dia 28 de junho, das 08h às 12h, no pátio do Comando Geral do CBMPA.

Solenidade de 02 de julho – A tradicional solenidade de 02 de julho, que recebe diversas autoridades do Estado do Pará, será realizada no dia 29 de junho, às 08h, no Comando Geral. Na solenidade cívico militar ocorrerá desfile de tropa e condecoração de medalhas do mérito Bombeiro Militar “Dom Pedro II”.

A Medalha Dom Pedro II é a maior condecoração da Corporação, regulamentada pelo Decreto n°. 6.898, de 27 de abril de 2009. A medalha é destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços à Corporação.

Confira a programação:

Evento: Olimpíadas Profissionais

Data/hora:11 a 15 de junho

Evento: Doação de Sangue

Data/hora:19 de junho (terça-feira),09h.

Local: Hemopa. Localizado na Travessa Padre Eutíquio, Batista Campos.

Evento: Missa

Data/hora:19 de junho (terça-feira),09h.

Local: Capela de Santo Expedito. Localizado no Comando Geral do CBMPA.

Evento: Culto Evangélico

Data/hora:19 de junho (terça-feira),10h.

Local: Auditório do  Comando Geral do CBMPA.

Evento: Manhã Alegre

Data/hora:19 de junho (terça-feira),08h às 12h.

Local: Comando Geral do CBMPA.

Evento: Seminário de Atividades Aquáticas

Data/hora: 20 e 21 de junho (quarta e quinta-feira),08h às 12h.

Local: Salão Nobre do Comando Geral do CBMPA.

Evento: Homenagem da Câmara Municipal ao CBMPA e Entrega da Posse  Definitiva do Terreno em Alter do Chão.

Data/hora: 26 de junho (terça-feira),08h às 12h/ e 22h jantar com Secretário Regional.

Local: Santarém.

Evento: Curso de Combate a Incêndio para Porteiros e Moradores e Palestras para Sindicatos e Escolas.

Data/hora: 26 e 27 de junho (terça e quarta-feira), 08h às 18h/ 08h às 12h

Local: Auditório do Centro de Atividades Técnicas.

Evento: Abertura Oficial da Operação Verão

Data/hora: 28 de junho (quinta-feira), 08h às 12h

Evento: Solenidade de 02 de julho

Data/hora: 29 de junho (sexta-feira), 08h.