CBMPA realiza cerimônia de abertura da “Olimpíadas Bombeiro”
Publicado: 13 de junho de 2018 - Hora: 11:38

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA realiza cerimônia de abertura da...
CBMPA realiza cerimônia de abertura da “Olimpíadas Bombeiro”

 

Na manhã do dia 11, o Corpo de Bombeiros deu abertura às “Olimpíadas Bombeiro”, que tem como objetivo aferir o nível de treinamento e condicionamento físico dos profissionais responsáveis pelas atividades de preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio, que se constituí na missão de bombeiro.

Neste ano, o lema das olimpíadas dos bombeiros é ‘agilidade e competência’ que tem haver com ações do Corpo de Bombeiros: trabalho feito com competência e quando envolvem vidas têm de ser ágil. Para resgatar vidas, executar missões e realizar resgates é necessário ter agilidade e competência.

Sobre as provas – O “Desafio Bombeiro de Aço” é uma competição de características da atividade operacional, cuja finalidade é o nível de treinamento e condicionamento físico dos bombeiros.

No Centro de Instrução Brás de Aguiar (CIABA), está sendo realizada a prova de Salvamento Aquático em piscina, destinado a todos os militares, guarda-vidas ou não, pertencentes das Unidades de Bombeiro Militar.

Um dos organizadores do evento, Capitão Leonardo Sarges explica como as olimpíadas podem ajudar no desempenho dos militares e melhorar os serviços para a sociedade. “Esse ano as olimpíadas têm o bombeiro de aço, uma prova pensada para um cenário de incêndio e o desafio de salvamento aquático em piscina onde irão testar o comportamento e a técnica dos militares no meio líquido, visando também as operações. Em breve estaremos atuando na prática no período veraneio, é também uma forma de treiná-los para fazer resgates”.  

Na ocasião, o tenente coronel Silva Júnior agradeceu o interesse e presença dos militares que participarão da abertura do evento, ressaltou também que, as práticas e atividades operacionais do evento devem ser rotineiras em todos os quartéis.

As olimpíadas dos bombeiros acontecem em todos os estados do Brasil e servem como forma de preparo e treinamento para a tropa. “As olimpíadas propõe desafios aos militares em relação ao seu preparo físico, sua capacidade técnica e seu condicionamento psicológico para finalizar os percursos das provas”, pontuou o Capitão Leonardo Sarges.

 

Confira a programação das Olimpíadas:

 

DATA HORÁRIO

EVENTO

LOCAL UNIFORME
13 de junho

 07h00

Desafio Salvamento Aquático

CIABA

Prontidão

14 de junho

07h00

Desafio Bombeiro de Aço

QCG

Prontidão

15 de junho

07h00

Formatura de encerramento e premiação

QCG

Prontidão

 

Por Ascom CBMPA

Fotos: Sargento Carlos

Skip to content