CBMPA realiza campanha Bombeiros na Comunidade
Publicado: 12 de julho de 2017 - Hora: 09:44

5. CBMPA realiza campanha Bombeiros na Comunidade
CBMPA realiza campanha Bombeiros na Comunidade

Na manhã desta quarta-feira, 28, foi realizada no bairro do Jurunas a Campanha “Bombeiros na Comunidade” que conscientiza a população para a prevenção de princípios de incêndios. O evento faz parte da semana de prevenção alusiva ao Dia Nacional dos Bombeiros.

A Campanha contou com 37 militares do Corpo de Bombeiros que entregaram folders para a população explicando sobre dicas de segurança em domicílio e foram trocadas 30 mangueiras e válvulas de pressão que estavam fora da validade e sem condições de uso.
“É um trabalho que é feito pelos bombeiros há alguns anos. O objetivo da campanha “Bombeiro na Comunidade” é fazer com que o conhecimento seja alcançado com o foco nas classes desfavorecidas. Nós elaboramos um folder educativo que consta as informações básicas de segurança que foi entregue a comunidade do Jurunas para que possa evitar acidentes”, afirmou o 1° Tenente Anderson Braga.
A moradora Jurunense, Açucena Furtado foi umas das 30 pessoas que receberam a troca do kit gás (mangueira e válvula de pressão) por estar com condições irregulares. “É muito importante o trabalho que o Bombeiro tem feito na comunidade, sem esse serviço eu não saberia que o meu kit gás estava sem condições de uso, nós somos leigos no assunto e não sabemos como agir numa situação de risco e com as informações que recebi, me sinto mais protegida”, afirmou a dona de casa.
Ao realizar a troca a Cabo Michelle Maia explicou sobre o trabalho que é feito na campanha bombeiros na comunidade. “Nós efetuamos primeiro a apresentação na residência, informamos sobre o trabalho de prevenção e as dicas básicas de segurança, e posteriormente é feita uma análise prévia na mangueira e na válvula de pressão, e se estiver fora da validade ou sem condições de uso, nós efetuamos a troca”, explicou a Cabo.
As estatísticas mostram que as maiores causas de princípios de incêndios ocorrem por motivos simples como: vários eletro eletrônicos ligados na mesma tomada, falta de manutenção no sistema elétrico, fiações velhas etc.
O Corpo de Bombeiros do Pará dar algumas dicas para evitar incêndios em residências e conta com você como parceiro na prevenção.
– Evitar ligar vários equipamentos numa mesma tomada porque pode causar incêndios.
– Não faça gambiarras nas instalações elétricas.
– Quando sentir o cheiro de gás, não acenda as luzes e nem risque fósforos. Abra as portas e janelas imediatamente.
– Produtos químicos e inflamáveis devem ser mantidos em recipientes apropriados, bem fechados e longe do alcance de crianças.
Sentiu cheiro de gás o que fazer?
– Feche a válvula do botijão e abra todas as janelas e portas.
– Não acione interruptores de luz e desligue a energia elétrica da residência.
– Leve o botijão para um local ventilado, pode ser a rua.
– Muito cuidado, pois o GLP é mais pesado que o ar e pode ficar acumulado em garagens ou vãos de armário. É importante deixar claro que o botijão de gás não explode, é apenas um mito.
– Lembre-se de fechar a válvula de pressão do botijão quando for dormir ou não estiver usando o fogão.
– É de extrema importância que a válvula de pressão e mangueira devem ter a marca do Inmetro em alto relevo e estar na validade.
– A mangueira não pode ser colocada atrás do fogão porque é feita de plástico e corre o risco de derreter com o calor.
Em caso de vazamento com fogo, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no fone 193 / 190. Se houver extintor de incêndio disponível, utilize o de pó químico seco.
Por Carlos Yury

Revisão e Fotos: Soldado Roclane Damasceno