Canaã dos Carajás recebeu programação especial em comemoração ao dia do Bombeiro Paraense
Publicado: 6 de dezembro de 2017 - Hora: 13:20

5. Canaã dos Carajás recebeu programação especial...

Nos dias 22 a 24 de novembro, ocorreram pela cidade de Canaã dos Carajás uma série de eventos em comemoração à Semana de Prevenção e Combate a Incêndios culminando com o dia 24, data que se comemora o Dia do Bombeiro Militar Paraense.

Os eventos causaram grande impacto na sociedade Canaense, esclarecendo sobre a importância da prevenção e parceria com a Instituição no combate a sinistros. No dia 22 na praça central da cidade houve uma exposição de materiais operacionais e instrução por parte dos militares da unidade, evento que despertou grande interesse da população à medida que se aglomerava um grande contingente de pessoas interessadas em entender como acontece o trabalho dos bombeiros militares.

No dia 23, foram ministradas palestras sobre prevenção de acidentes domésticos e as atividades dos bombeiros, cujo público-alvo foi os alunos da rede pública de ensino, cerca de 300 alunos, divididos em duas escolas. Além de exibição técnico profissional, simulando situações de resgate e auxílio que despertou a atenção da população pela situação gerada, houve apreensão por parte dos mesmos, porém tudo não passou de uma simulação promovida pelo quartel do 16º Grupamento de Bombeiros Militares em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito do Município, o público pode presenciar o bom preparo dos profissionais que atenderam o sinistro simulado e sua prontidão para qualquer situação emergencial.

No período da tarde a Unidade recebeu a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos  excepcionais – APAE e foi um momento de muita descontração e alegria para os mesmos que puderam sentir a sensação de serem bombeiros, interagindo com os militares e utilizando os equipamentos operacionais.

Por fim no dia 24 a unidade promoveu a Cerimônia Cívica Militar seguida de um culto ecumênico nas dependências da unidade, evento que contou com a participação massiva de todos os militares do 16º GBM, quando na ocasião puderam ouvir as palavras por parte do Pastor Daniel Alto, titular da Igreja Batista Esperança na cidade.

“Esse tipo de programação é importante não somente para fortalecer o espírito Bombeiro militar em todo o efetivo, mas também para praticar a cidadania e aproximar mais a corporação representada pelo 16º GBM com a sociedade de Canaã dos Carajás, trabalhando com a prevenção e demonstrando o preparo de nossos militares”, disse o Tenente Renato Subcomandante da Unidade.

E a semana comemorativa do Bombeiro Militar Paraense em Canãa dos Carajás foi encerrada após o comandante Major Catuaba convidar os militares para um momento de recreação com um Torneio de Futebol alusivo a data entre a unidade e alguns representantes da força de segurança pública do estado.

Texto: Cabo BM Higino
Fotos: Tenente BM Renato