Bombeiros realizam vistoria nas arquibancadas do Círio
Publicado: 3 de outubro de 2017 - Hora: 13:07

5. Bombeiros realizam vistoria nas arquibancadas do...
Bombeiros realizam vistoria nas arquibancadas do Círio

Na manhã desta terça-feira, 03, uma equipe do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros do Pará realizou vistoria prévia nas arquibancadas do Círio que ficam localizadas na Avenida Presidente Vargas, em Belém.

De acordo com o Capitão Raimundo Moura todos os anos são realizados vistorias técnicas nas arquibancadas que são montadas na tradicional festa religiosa do Círio de Nazaré, e é importante fazer esse tipo de procedimento para a segurança dos fiéis. “Verificamos a largura do degrau que deve ter 70 centímetros; o espaçamento ente os degraus que deve ter o máximo 35 centímetros; o aterramento; Estabilidade da arquibancada; a documentação solicitada para montagem das estruturas que informa qual é a capacidade de pessoas; dimensionamento de público se está de acordo com o projeto e a largura da saída de emergência para saber se é compatível com o número de ocupantes das arquibancadas”, comentou o Capitão.

O Centro de Atividades Técnicas do CBMPA está voltado nessa primeira semana de outubro na operação Círio, e nesse período, até dia 08, as equipes dos bombeiros estão realizando vistorias nas estruturas provisórias (arquibancadas, palcos e palanques) em todo o percurso das 12 procissões do Círio que inicia na Catedral da Sé e vão percorrer na Avenida Magalhães Barata, Ananindeua e Icoaraci.

Segundo o engenheiro Paulo Henrique Lobo, proprietário da empresa LOC engenharia que é responsável pela montagem dos palanques às equipes estão na fase final de acabamento, revestimento e sinalização das estruturas e estão seguindo os critérios de segurança exigido pelos bombeiros para oferecer tranquilidade ao público que vem participar do Círio.

Os bombeiros nessa vistoria prévia detectaram que existem alguns pontos que devem ser sanados como a questão de aterramento e de estreitamento no final da arquibancada do modulo B que fica localizado em frente do Cine Olímpia com capacidade de 6.500 pessoas. Será verificado a sua regularização na vistoria definitiva que ocorrerá na quinta-feira (5) às 09hs da manhã na Avenida Presidente Vargas.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Sargento Carlos Cesar