Bombeiros garantem segurança de banhistas em Colares e Caraparu
Publicado: 17 de julho de 2017 - Hora: 15:24

5. Bombeiros garantem segurança de banhistas em...
Bombeiros garantem segurança de banhistas em Colares e Caraparu

O dia ensolarado e convidativo a um banho de rio atraiu dezenas de famílias aos balneários de Colares e Caraparu, no nordeste do Estado, neste sábado (15). A tranquilidade dos banhistas foi garantida pelos militares do Corpo de Bombeiros do Pará que estão atuando na Operação Verão.

Nove militares do quartel dos bombeiros de Vigia de Nazaré estão atuando como guarda-vidas na praia de Colares, e de acordo com o supervisor do serviço, 1º sargento Francisco Moraes, todos vêm recebendo orientações para desfrutar com mais segurança do período de veraneio. As principais dizem respeito ao cuidado com animais marinhos (arraias), ocorrência mais comum do local, e também com pedras, vidros e linhas encerada de pipas.

Em Colares, os bombeiros também fazem a segurança dos banhistas nos igarapés do Tubinho e do Sonrisal, que ficam próximos à praia de Colares. A equipe do CBM ainda garante o serviço de proteção balneária na praia da Machadinha, distante quatro quilômetros da sede municipal, e bastante procurada aos domingos.

As praias e igarapés do município de Colares atraem centenas de pessoas nos fins de semana do veraneio. Os bombeiros estimam que nesse período os balneários locais recebam cerca de quatro mil pessoas. Nessas áreas o risco de afogamento é baixo, devido ao relevo das praias, que são planas. Contudo, o CBM mantém equipes de plantão das 8h às 18h, todos os fins de semana de julho.

O consultor empresarial Diogo Rodrigues levou a família para aproveitar o recesso na praia de Colares e elogiou o trabalho dos bombeiros. “Me senti mais seguro com a presença dos guarda-vidas. “Essa ação do Corpo de Bombeiros na praia é muito importante, porque a gente vem com crianças e fica preocupado com elas. Mas, sabendo que tem esse serviço aqui a gente se sente resguardado do perigo.”

Outros sete militares do CBMPA fazem a segurança dos veranistas no balneário de Caraparu, em Santa Izabel, nos finais de semana do veraneio. O 3º sargento Arnaldo dos Santos, que coordena o serviço dos guarda-vidas, destaca que as principais orientações repassadas aos banhistas são quanto ao cuidado com a utilização de canoas por pessoas que não sabem nadar. “Elas devem sempre colocar coletes salva vidas. Além disso, orientamos os banhistas a evitarem pular das árvores e tomar banho próximo às áreas verdes.”

Apesar das orientações, o CBM registrou na primeira semana de julho uma ocorrência de princípio de afogamento justamente por falta do colete salva-vidas. O rio de águas escuras e geladas do balneário atrai uma média de duas mil pessoas em períodos de férias e feriados prolongados.

“Estou acompanhando as atividades diárias dos guarda-vidas nos diversos balneários do Estado, e é importante que as pessoas que vão para esses locais procurem antes saber das particularidades que eles guardam com os bombeiros. Além disso, sempre reforçamos os cuidados que os veranistas devem ter com as crianças e com o consumo de bebidas alcoólicas”, diz o supervisor da ‘Operação Verão’ dos Bombeiros, tenente coronel José Carlos Farias.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Sargento Carlos Cesar