Bombeiros da Vida incentivam doação de leite materno no bairro da Cabanagem
Publicado: 14 de agosto de 2017 - Hora: 11:20

Bombeiros da Vida incentivam doação de leite materno no bairro da Cabanagem

Representantes do projeto Bombeiros da Vida do CBMPA visitaram o posto de saúde da cabanagem com o objetivo de cadastrar e orienta mães que estão com leite excedente para serem doadoras de leite humano e assim diminuir a mortalidade na UTI Neonatal. 

A visita ocorreu na tarde da última sexta feira, 11, os Bombeiros da Vida junto com a coordenadora Sargento Rubenita Trindade, Cabo BM Edmundo e  Cabo Carlena que na ocasião, aproveitaram para distribuir fraldas que foram arrecadas na campanha Pedal do Fogo. 

Além de visitas, diariamente é feito contato telefônico com as doadoras, organização das rotas por bairros para a coleta domiciliar, visitas domiciliares e registro do leite doado, para posterior controle de qualidade. Por dia, cerca de 70 atendimentos domiciliares são realizados, com orientação das mães quanto à ordenha e armazenamento adequado do leite que será doado, assim como é oferecido apoio em dificuldades que a mulher possa ter ao amamentar. 

O Projeto Bombeiros da Vida é idealizado pelo Ministério da Saúde e surgiu com o objetivo de aumentar e complementar a coleta de leite humano. Implantado em 2002, em Belém, através de uma parceria entre o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. 

Para doar, é preciso se cadastrar no banco de leite direto na Santa Casa ou pelos sites da Santa Casa (www.santacasa.pa.gov.br) e do Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.pa.gov.br) também é possível fazer o cadastro pelos números 4009-2312 ou 4009-0375. 

Por Eduardo Monteiro

Compartilhar: