Bombeiros da Vida atinge meta mês
Publicado: 10 de julho de 2017 - Hora: 14:06

Bombeiros da Vida atinge meta mês

O Projeto Bombeiros da Vida é idealizado pelo Ministério da Saúde e surgiu com o objetivo de aumentar e complementar a coleta de leite humano. Implantado em 2002, em Belém, através de uma parceria entre o Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

O Projeto participa diretamente de atividades como: sensibilização das puérperas, cadastramento de doadoras, coleta domiciliar de leite doado, divulgação em escolas, empresas, eventos e postos de saúde, entre outros, com a finalidade de apoiar a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, e estimular a doação de leite humano no Estado.

Diariamente também é feito contato telefônico com as doadoras, organização das rotas por bairros para a coleta domiciliar, visitas domiciliares e registro do leite doado, para posterior controle de qualidade. Por dia, cerca de 70 atendimentos domiciliares são realizados, com orientação das mães quanto à ordenha e armazenamento adequado do leite que será doado, assim como é oferecido apoio em dificuldades que a mulher possa ter ao amamentar.

A equipe Bombeiros da Vida atualmente é coordenada pela 1º Sargento Rubenita, com uma equipe de 12 militares e 5 voluntários civis. No ano de 2016 o projeto realizou 9.913 visitas domiciliares, 577 captações concluindo o ano com um total de 238 cadastradas no Projeto.

“Em nome de toda a equipe agradeço a Deus e aos principais responsáveis pelo sucesso do nosso serviço: as doadoras. Sempre buscaremos cumprir o nosso objetivo que é de promover e estimular a doação de leite materno”, enfatizou Sargento Rubenita coordenadora do Programa Bombeiros da Vida.

O Comandante do CBMPA, Coronel Zanelli frisa a importância do projeto, “Eu convido os senhores que mergulhem e visitem o Programa Bombeiro da Vida na Santa Casa para ver o magnífico trabalho que é feito. O Corpo de Bombeiros do Pará trabalha com o amor e a solidariedade para salvar vidas, várias crianças já foram beneficiadas pelo Projeto. Os programas também salvam vidas, não somente nossas operações propriamente dita, por isso, é de grande importância que todos abracem esta causa”, afirmou o Comandante.

No mês de maio desse ano de 2017, o Projeto Bombeiros da Vida atingiu meta relevante da coleta de leite materno humano, com 342 doadoras ativas e capacitação de 249 volume de leite, o que resultou na arrecadação de 203.500 ml.

A equipe de militares do Corpo de Bombeiros do Pará que atua no Projeto está de parabéns por ter conseguido atingir a meta, e ter cumprido a missão de salvar vidas de vários bebês que dependem do leite materno para sobreviver.

Para doar, é preciso se cadastrar no banco de leite direto na Santa Casa ou pelos sites da Santa Casa (www.santacasa.pa.gov.br) e do Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.pa.gov.brtambém é possível fazer o cadastro pelos números 4009-2312 ou 4009-0375.

Texto e Fotos: ASCOM CBMPA