Balanço da Operação Tiradentes 2017
Publicado: 25 de abril de 2017 - Hora: 09:00

5. Balanço da Operação Tiradentes 2017
Balanço da Operação Tiradentes 2017

O feriado de Tiradentes foi de tranquilidade nos balneários atendidos pelo Corpo de Bombeiros do Pará. A corporação atuou com um efetivo de 161 militares em serviços de proteção e prevenção, tanto nas praias como nas estradas.

Segundo estatísticas do comando operacional do Corpo de Bombeiros do Pará, foram registrados, na Operação Tirandentes, 57 ocorrências, distribuídas nos seguintes balneários: Outeiro (20); Salinópolis (12); Mosqueiro (1); Crispim (11); Caripi (4); Beja (3); Algodoal (2); Cotijuba (1); Marudá (1); Cametá Tapera (1); Maracanã (1).

Durante o atendimento das Unidades de Resgate – UR’s na Operação Estrada 429 (quatrocentos e vinte e nove) orientações e advertências diversas, durante a prevenção de Guarda-vidas e Operação Estrada.
Os ferimentos de menor potencial, sanados com a realização de pequenos curativos, lideraram os atendimentos na Operação Tiradentes, com 18 ocorrências. Foram feitas 16 ocorrências em casos de acidentes com animais marinhos, 7 (sete) ocorrências de princípios de afogamentos, 6 (seis) crianças foram localizadas, o que mostra a eficácia do trabalho intensivo de distribuição de pulseiras de identificação nos principais balneários do Estado. Em casos de acidentes com objetos cortantes, houveram 4 (quatro) incidentes, fratura e luxação obteve 1 (uma) ocorrência, outros, 5 (cinco). No total foram realizadas 57 ocorrências, distribuídas em 11 localidades.

As ocorrências mais frequentes durante os feriados são crianças perdidas, acidentes com animais aquáticos (arraia) e afogamentos de grau 1, 2, 3 e 4. As orientações e advertências diversas mais frequente são sobre consumo de bebida alcoólica, entrada na água após a ingestão de alimentos e o cuidado de tomar banho em locais que possuem animais aquáticos.
Os bombeiros fazem ainda o trabalho de conscientização dos perigos relacionados aos acidentes aquáticos distribuindo folders com dicas de segurança e pulseirinhas de identificação às crianças, para agilizar o encontro delas caso se percam dos pais.

Por Carlos Yury
Foto: SGT Carlos