Alunos participam da aula inaugural do programa Escola da Vida
Publicado: 12 de março de 2018 - Hora: 12:08

5. Alunos participam da aula inaugural do...
Alunos participam da aula inaugural do programa Escola da Vida

A manhã da última sexta-feira, 09, no Corpo de Bombeiros Militar do Pará, foi marcada pela aula inaugural do Programa Escola da Vida (PEV) que desenvolve questões como a prevenção do uso de drogas, da violência e criminalidade, através de atividades socioeducativas, culturais e desportivas. O programa, criado em 1993 e que no próximo dia 1º de abril completará 25 anos, tem como objetivo trabalhar a disciplina, a convivência em grupo e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários na Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Pará.

O comandante geral, coronel Zanelli Nascimento deu boas-vindas aos novos alunos e os veteranos pelo início da aula inaugural do PEV e conversou com os pais presente. “Aqui o jovem não aprende somente a ajudar pessoas. Ele também está formando valores que no futuro vão refletir diretamente na sociedade e é nesse momento que se concretiza a cultura de paz. Importante entender que nós não tiramos a responsabilidade dos pais, então deem amor, carinho e atenção, juntos podemos somar para um futuro melhor”, salientou.

O PEV já atendeu aproximadamente 22 mil jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 10 a 15 anos, dentro dos quartéis da corporação. Este ano, cerca de 1.440 novos alunos ingressaram no programa, divididos em diversos polos em todo o Estado do Pará, por conta da ampliação do programa.

Além dos 24 polos já existentes, será criado o mais novo polo, que deve ser inaugurado no mês de março deste ano no município de Salvaterra, possibilitando o ingresso mais jovens de outras regiões paraenses.

“Nosso objetivo é estar em cada município do Pará onde tenha um quartel do Corpo dos Bombeiros, este é um ano especial, o PEV completa 25 anos dia 1 de abril, um ano especial e cheio de idealizações, estamos começando nossas atividades, e cerca de 1.140 novos alunos estão ingressando no programa nos 24 polos, e no dia 28 de março, nós iremos inaugurar nosso vigésimo quinto polo em Salvaterra. No ano de 2018 nós trabalharemos com a faixa de 3.400 alunos”, afirmou o coordenador do tenente coronel, Elias Rocha.

A aula inaugural também contou com apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a presença do comandante geral, coronel Zanelli Nascimento, subcomandante coronel Augusto Lima, o comandante do 30° Grupamento de Bombeiros Militar, tenente coronel Christian Vieira, do coordenador do PEV, tenente coronel Elias Rocha e o Valdemir Monteiro representando o Propaz que proferiu uma palestra sob o tema “Cultura de paz” para os pais e alunos.

Por Ascom CBMPA