A preservação da saúde é constante na vida dos militares do CBM
Publicado: 6 de abril de 2018 - Hora: 15:07

5. A preservação da saúde é constante...
A preservação da saúde é constante na vida dos militares do CBM

O Corpo de Bombeiros é uma das entidades mais humanizadas do Brasil, além de carregar no seu lema “Vidas alheias, riquezas salvar”, é também um grande disseminador de amor, cuidado, prevenção a vida e a preservação da saúde dos que levam a segurança para a população.

O Grupamento de Socorro e Emergência é um dos grupamentos do CBMPA que lida todos os dias com a saúde e a vida do próximo. Criado devido a necessidade dos serviços de resgate e atendimento pré hospitalar, objetivando diminuir o tempo-resposta das ocorrências, a fim de gerenciar os serviços de urgência e emergência ocasionados ao aumento da população e a necessidade de ampliar a prestação dos referidos atendimentos realizados pelo CBMPA na área segurança pública.

“O processo de atendimento pré hospitalar e resgate consiste em manter a sobrevida no atendimento de emergência, o socorrista é treinado para deixar a vítima no melhor estado de vida até sua chegada no hospital”, explica o  Sargento Aguinaldo Souza.

O tenente Luiz Da Cunha explica o diferença no atendimento de urgência e de emergência. “A urgência é quando há uma situação que deve ser resolvida rapidamente senão pode levar a vítima ao óbito, ou não. A emergência é uma situação de grande perigo, que consiste em um atendimento imediato e oferece um risco maior de morte, sendo assim, uma questão de prioridade”.

O atendimento pré hospitalar atende acidentes automobilístico, veículos automotores, acidentes envolvendo ciclistas e pedestres, fraturas ocasionadas por quedas, trabalho de parto, acidentes causados com armas de fogo e arma branca que tem crescido nos últimos anos e são responsável por um crescimento nas estatísticas.

Aperfeiçoamento – O Cabo Lucena explica que ao ingressar na Academia de Bombeiros é possível aprender técnicas de atendimento pré hospitalar.

“Além das técnicas de salvamento e combate à incêndio, nós aprendemos também como realizar o atendimento pré hospitalar. Como o GSE é um quartel especializado, temos o curso de Atendimento Pré Hospitalar e Resgate para aqueles que não tem um curso técnico ou não são da área da saúde e, são capacitados para que ao final do curso possam exercer a função de socorrista. O efetivo também conta com bombeiros profissionais da área da saúde como, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico, assim, visando dar um maior suporte de vida às vítimas”, salientou.

O soldado Rodrigo Belard é acadêmico de Medicina e diz que pratica todos os dias o que é aprendido em sala de aula.  “Eu faço um link com o que estou aprendendo no curso e vivendo a prática todos os dias aqui no GSE. Nas ocorrências e instruções lidamos com vítimas reais e somos treinados para lidar com a pressão e ocorrências que acontecem na rua, no dia a dia, ser acadêmico de Medicina salienta ainda mais o amor e cuidado pela profissão de bombeiro que é de salvar vidas”, afirmou.

Além dos trabalhos específicos do Grupamento de Socorro e Emergência, também são realizadas ações, instruções e palestras para a população como cursos de primeiros socorros e de atendimento pré hospitalar para o público leigo de escolas e empresas para que sejam colaboradores no dia a dia.

Saúde e bem estar – “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares” é o lema escolhido pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, celebrado em 7 de abril. A saúde universal abrange uma gama de serviços de saúde, entre eles promoção, prevenção e a preservação da saúde.

O Serviço de Saúde no Corpo de Bombeiros Militar do Pará antecede ao ano de 1994, quando da abertura de concurso público para o ingresso de oficiais e de praças do quadro de saúde. Com o ingresso dos militares, em agosto de 1994, começa a estruturação de um serviço de assistência médico-odontológico.

A Polibom (Policlínica dos bombeiros) está localizada no Comando Geral do CBMPA. A major Liliane Oliveira informa sobre os serviços oferecidos na Policlínica. “Disponibilizamos os serviços de odontologia e psicossocial, dentro da odontologia, nós temos as especialidades na parte clínica, odontopediatria, ortodontia e endodontia”

E, completa ainda, que é de total fundamento os serviços prestados aos militares pois com saúde o serviço é feito com melhor êxito. “Se o militar estiver saudável, ele consegue trabalhar de forma mais tranquila e mais disposto para salvar vidas. A saúde bucal desempenha um grande papel na vida do ser humano. Para salvar outras vidas, o militar precisa estar saudável”, finaliza.

Por Carlos Yury

Fotos: Sargento Carlos e Carlos Yury