A família do Corpo de Bombeiros Militar do Pará cresceu: 30 novos cadetes iniciam o Curso de Formação de Oficiais
Publicado: 17 de abril de 2017 - Hora: 14:49

5. A família do Corpo de Bombeiros...

“Que os senhores construam a nova história do Corpo de Bombeiros”, esta foi a frase do Comandante Geral do CBMPA ao receber os novos cadetes do curso de formação de oficiais Bombeiro Militar, durante a aula inaugural realizada na manhã desta-sexta-feira (03).

O Corpo de Bombeiros iniciou no mês de fevereiro de 2016 o processo para provimento de vagas para a formação de 330 militares, sendo que 300 vagas para soldados e 30 para oficiais. Após a conclusão de todo o processo e a construção da turma, trinta cadetes estiveram participando da aula inaugural que dá inicio as atividades do curso. O evento foi realizado no salão nobre do quartel do Comando Geral e contou com a presença do Comandante Geral da Corporação, do Secretário de Segurança Pública, além de representantes das PM, da Polícia Civil e diretores do CBMPA.

Os familiares dos cadetes também estiveram participando do evento e puderam prestigiar a palestra ministrada pelo Coronel RR Mário da Conceição Moraes Filho, momento em que o militar destacou a importância da profissão bombeiro militar e causou bastante emoção entre os presentes.

Ao término do evento, os alunos ainda puderam prestigiar uma demonstração técnico-operacional, envolvendo resgate veicular e salvamento aéreo, tendo a participação de militares do 1º Grupamento de Busca e Salvamento e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado, demonstrando os serviços realizados no dia-a-dia dos bombeiros.

A expectativa do concurso é reforçar o efetivo para melhor atender o cidadão no que diz respeito à segurança pública, campo em que o Governo do Estado tem trabalhado com comprometimento. “Os senhores já iniciam fazendo parte da história de uma Instituição centenária, o que já lhes traz bastante responsabilidade. Diante da necessidade que há de um efetivo novo e bem preparado, os senhores surgem para dar continuidade em nossa missão que é atender de maneira exemplar o cidadão”, declarou Coronel Zanelli, Comandante Geral.

Motivação

Ana Paula, de 19 anos, é a primeira colocada do concurso de admissão de formação de Oficiais. Para ela salvar vidas é o que mais lhe chama atenção no serviço bombeiro militar. “Ter contato direto com as pessoas, poder ajudar e salvar vidas é o que eu mais quero. Saber que a Corporação é respeitada por esses motivos me motiva ainda mais”, destacou a cadete.

Rodrigues é de Imperatriz, cidade localizada no Estado do Maranhão, deixou sua cidade em busca de um sonho: ser bombeiro. “Eu vejo o curso de formação de oficiais como um grande desafio. Sempre admirei a profissão e saber que posso ajudar as pessoas através do meu serviço é gratificante”.

Já para Pedro Anaissi, aluno oficial, o motivo foi diferente, o mesmo foi incentivado a participar do concurso pelos primos que também são militares. “Eu acompanhei a caminhada dos meus primos desde o inicio, sempre vi a paixão que eles tinham pelo serviço e isso me motivou a também querer seguir essa carreira. Espero me formar e ser referência da mesma forma que meus primos são a mim”.

O curso iniciou no dia 30 de janeiro com a semana de adaptação no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará e terá duração de três anos, com carga horária total de 4.600 horas/aulas e com conclusão em novembro de 2019.

Texto: Voluntária Civil Camila Santos

Fotos: Sargento Carlos