3º Grupamento Bombeiro Militar realiza Torneio de Jiu Jitsu “Fireman Combat BJJ”
Publicado: 4 de dezembro de 2017 - Hora: 10:32

5. 3º Grupamento Bombeiro Militar realiza Torneio...

Nesta sexta-feira 01 de dezembro ocorreu o primeiro torneio Fireman Combat BJJ no 3º Grupamento Bombeiro Militar de Ananindeua promovido pelo Programa Escola da Vida polo de Ananindeua. O evento contou com a participação de 156 atletas entre adultos e crianças de diversos projetos sociais como o Professor (Marinha do Brasil – Corpo de Fuzileiros Navais), Ribeirinhos da Paz (Polícia Militar – Grupamento Fluvial), Anjos da Guarda (Guarda Municipal de Ananindeua) e o Programa Escola da Vida polos Ananindeua, Castanhal e Mosqueiro. Participaram também do torneio militares do Corpo de Bombeiros Militar e  de outras instituições como Marinha do Brasil, Força Aérea, Polícia Militar e Guarda Municipal de Ananindeua.

A 1ª Edição do Fireman Combat BJJ tem como objetivos integrar as diversas instituições militares do Estado e seus projetos sociais que têm em comum o ensino do Jiu Jitsu direcionados a crianças e adolescentes carentes. Outra meta é promover esta modalidade desportiva entre os militares do CBM, pois é fato que a prática da “Arte suave” traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. Entre as crianças, nesta primeira edição sagrou-se campeã a equipe  do Programa Escola da Vida do 2º GBM Castanhal sob comando do SGT Joel Chagas. Dentre as equipes militares a classificação geral foi a seguinte:

• 1º CBMPA
  • 2º PMPA
  • 3º Fuzileiros Navais
  • 4º Guarda Municipal

Merecem destaque os seguintes militares:

CAP BM Natanael / GFLU SEGUP (Faixa branca categoria Super Pesado)

CAP BM Torres 1° / GBS (Faixa branca categoria Pesado)

SGT BM Chagas / Marituba (Faixa Branca categoria Leve)

SGT BM Herminio / mosqueiro (Faixa Marrom categoria Pesado)

SGT BM Joel / 2ºGBM Castanhal (Faixa Preta categoria Pesado).

CB BM Gabriel / Icoaraci (Faixa Marrom categoria Médio)

CB BM Tomás/ 1° GBS  (Faixa Marrom categoria Médio)

O evento foi organizado pela Escola da Vida do 3ºGBM sob orientação do CB BM Coelho, professor de Jiu Jitsu do PEV Ananindeua,

Faixa Preta 2º Dan, campeão Brasileiro de Jiu Jitsu em  2016 pela Federação Nipo Brasileira de Jiu Jitsu e 3° colocado no Mundial. Segundo o CB Coelho “as crianças de projetos sociais nem sempre tem condições de arcar com gastos em eventos oficiais da modalidade, então a nossa iniciativa veio abraçar justamente essa causa e manter os sonhos de muitos garotos através do esporte. E o melhor: gratuitamente. Muitos talentos podem ser encontrados nos nossos torneios. Faremos outras competições mais organizadas melhorando e convidando outros projetos sociais. A participação dos militares abrilhantou ainda mais o evento, pois serviu de  motivação para a criançada. Eles, as vezes, nos veem de forma tão distante. Acho que participando juntos criamos maior satisfação.”

Por: CAP QOBM Rodrigo Melo