2º dia da Operação Semana Santa dos Bombeiros em Salinópolis
Publicado: 24 de abril de 2017 - Hora: 14:45

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. 2º dia da Operação Semana Santa...
2º dia da Operação Semana Santa dos Bombeiros em Salinópolis

Neste sabádo, 15 de abril, o tempo nublado não afastou os banhistas de Salinópolis no 2º dia do feriado prolongado da Semana Santa 2017. Quarenta Guarda Vidas realizaram o serviço de proteção balneária nas praias da Corvina, Maçarico, Atalaia, Farol Velho e Lago da Coca Cola.

O Capitão Diego Andrade, Comandante dos guarda vidas considerou o movimento moderado de pessoas em Salinópolis neste sabádo, devido o tempo nublado. Segundo o Capitão os militares do Corpo de Bombeiros trabalham com a prevenção de acidentes, alertando os banhistas sobre os riscos da praia. “Orientamos o público a terem cuidado com pedras, com desniveis (valões), correnteza, zona profunda e com animais marinhos. Também foi orientado aos praticantes de Kitesurf (esporte aquático que utiliza uma pipa ou papagaio e uma prancha com suporte para os pés) a não ficarem na área de banho”, comentou.

O Cabo Rosimar Lucena, que está atuando como socorrista na barraca dos bombeiros na praia do Atalaia, destacou que as ocorrências mais frequentes são acidentes provocados por objetos perfuro cortantes e por animais marinhos (água viva, caravela e peixe bagre). O banhista Israel Cardoso foi atendido pelo socorrista e comentou: “Machuquei o meu dedo com um objeto perfuro cortante e procurei imediatamente a barraca dos bombeiros para realizar o curativo, que foi feito rapidamente pelo socorrista”.

Frandison Abraã, pai do pequeno Pedro Jorge Abraã de quatro anos também levou o filho na barraca dos bombeiros para fazer um curativo no ferimento provocado por animal marinho, e desabafou. “O serviço dos bombeiros está sendo essencial para as vitimas de acidentes com animais marinhos, já que ocorre vários casos desse tipo na praia do Atalaia, pois muitas pessoas irresponsaveis jogam restos alimentares na margem da praia, o que atrai os animais”.

De acordo com o Cabo Raildo Monteiro, especialista em salvamento aquático, “No Pará os bombeiros trabalham primeiramente com a prevenção de acidentes, oferecendo cuidados com a população em geral que frequentam os balneários. Em salinas os principais cuidados são com as crianças e com os banhistas, pois tem vários desniveis (valões) na praia que oferece risco de acidentes durante a enchente da maré”.

O Corpo de Bombeiros está atuando na Operação Semana Santa com guarda vidas nos balneários, e com socorristas nas barreiras da Polícia Rodoviária Federal. Em Santa Luzia três bombeiros atuam na Unidade Resgate 35 pertencente ao quartel de Capanema, e segundo o Subtenente Waldecir de Castro foi registrado na noite de sexta-feira (14), um atendimento de acidente automobilístico na PA-124 envolvendo um motociclista, foi realizado o procedimento de primeiros socorros pela guarnição, que encaminhou a vitima para o hospital mais próximo do local.

Texto: ASCOM/CBMPA

Fotos: Sargento Carlos Cesar/DroneAmazon

Skip to content