1º Estágio de Operações Marítima Fluvial prepara Bombeiros do CBMPA
Publicado: 30 de novembro de 2017 - Hora: 10:13

1º Estágio de Operações Marítima Fluvial prepara Bombeiros do CBMPA

Bombeiros Militares participam do 1º Estágio de Operações Marítima Fluvial, realizado pelo Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF) em parceria com a Diretoria de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, iniciado nessa quarta-feira, 29.

Os habilitados para o estágio serão submetidos a situações de resgate e salvamento durante duas semanas integrais de estágio, com as disciplinas: Treinamento físico militar, técnicas de salvamento, mergulho livre, primeiro socorros a afogados, orientação e navegação, operações subaquáticas e manutenção de motores.

Representando o Comando do GMAF, Capitão Leonardo Sarges, conversou com os participantes do estágio e explicou a necessidade do aperfeiçoamento dos Bombeiros. “A sociedade paraense precisa de Bombeiros qualificados para atender esse tipo de situação. O nosso Estado tem muita influência hídrica e precisamos estar preparados para lidar com as necessidades”, comentou.

Segundo o censo de 2017, o Estado do Pará possui mais de oito milhões de habitantes distribuídos em 144 municípios, 72 dessas localidades possuem influências hídricas, sendo em alguns casos o meio marítimo a única forma de acesso.

O principal objetivo do estágio é qualificar os Bombeiros do CBMPA para diminuir os índices de afogamento. No ano de 2014 foram registrados 144 óbitos por afogamento, em 2015 foram 149, no ano de 2016 o número de óbitos por afogamento aumentou para 155 e em 2017, até o mês de novembro, já foram registradas 110 mortes da mesma natureza.

O GMAF desenvolve campanhas, ações educativas, divulgação nas mídias, trabalho nas escolas, tudo para intensificar a prevenção. O Capitão Leonardo enfatiza “Onde não há prevenção pode acontecer um acidente fatal”.

por Ascom CBMPA