1ª caminhada do 6º Pelotão do Curso de Formação de Praça de Abaetetuba
Publicado: 18 de abril de 2017 - Hora: 11:45

5. 1ª caminhada do 6º Pelotão do...

Na última sexta-feira (17), os alunos do Curso de Formação de Praça – 2017 do 6º Pelotão (Polo Abaetetuba),realizaram a 1ª Caminhada em direção ao Balneário Zero Grau, localizado na PA 403. Com muita determinação e vivacidade, entoando hinos, canções e recebendo instruções, os alunos percorreram a distância total de 22 km. A programação foi organizada pela coordenação do curso e contou com o suporte do efetivo do 15º GBM Abaetetuba e cooperação de um militar do 6º GBM Barcarena.

“Essa foi a primeira caminhada realizada pelo CFP 6º Pelotão/Abaetetuba, com objetivo de condicioná-los a uma boa resistência física e instruí-los em relação as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Na ocasião tiveram diversas instruções de salvamento terrestre e aquático. Essa é apenas a primeira caminhada, ao final de cada módulo estão previstas outras caminhadas e com distâncias maiores” , afirmou o 1º Tenente Jairo, coordenador do CFP BM 6° Pelotão.

A saída do 15º GBM Abaetetuba aconteceu às 23h, precedida de forte e motivante oração realizada pelo aluno CFP BM 016 Cavalheiro, chegando ao seu destino por volta de 2h da manhã do sábado.  Ao longo de todo o percurso foram repassadas diversas orientações, e no Balneário, foram realizadas instruções com equipamentos de salvamento terrestre, como grupo gerador e bomba flutuante, além de ser montado um circuito com cabo submerso. Contou ainda com atividades de flutuação. Através das instruções, os alunos puderam vivenciar um pouco da realidade cotidiana enfrentada pelos Bombeiros, além de se preparar física e psicologicamente, visando melhor atuação futura.

Às 4h do sábado, mantendo a vibração, a determinação e as instruções ao longo do percurso, os alunos e instrutores deram início à caminhada de retorno ao 15º GBM Abaetetuba, chegando por volta de 7h15min, onde foram recebidos pelo efetivo com um nutritivo café da manhã.

Para o aluno CFP BM 018 Drago “todo sacrifício nunca é em vão. Existem limites que precisam ser superados a cada dia e essa 1ª Caminhada nos proporcionou isso. Mesmo com todas as dificuldades e exaustão, o 6º Pelotão demonstrou toda sua garra, ao completar com sucesso a missão que nos foi dada. Seremos representantes de uma das maiores e honrosas instituições que é o Corpo de Bombeiros, logo a importância de eventos como este, são enormes e necessárias à nossa formação”.

Texto e Fotos: 1º Tenente JAIRO – Coordenador do CFP BM 6º Pelotão